Breaking the waves (1996) | Lars Von Trier e seu pessimismo...
Sinopse: (English Essay bellow)
Nos arredores da Escócia, Bess, uma jovem religiosa, se apaixona e se casa com um belo funcionário de uma plataforma petrolífera. Um infeliz acidente de trabalho o aleija para o resto da vida, o que destrói completamente o mundo de Bess, principalmente quando a incentiva a procurar outros amantes.
Crítica:
Lars Von Trier é uma figura polêmica e um tanto quanto curiosa, fato. No entanto, estamos falando sobre um filme que instiga, estuda e transpõe dificuldades de seus personagens de uma maneira tão empática que até mesmo duvidamos se o filme é do diretor. Trier é marcado por desenvolver seus personagens de maneiras violentas, cruas, e em Breaking the Waves não é diferente! O que seria o contato divino? Como ocorreria? Por quê? Haveria interesse em ambas as partes? O filme levanta essas e mais questões sobre divindade e as equipara constantemente à saúde mental.
E, entre idas e vindas, Bess se torna uma pecadora em prol do bem de seu marido, ou seja, o filme demonstra cada vez mais que aquilo que deveria complementar Bess é o seu maior mártir. Com a prostituição, Von Trier encaminha mais um estudo de personagem baseado na tortura, característico de seus filmes, como em Dancer in the Dark e Melancholia. É um caminho polêmico e incômodo; no entanto, à visão subjetiva, torna-se um modo de pensar que se enquadraria numa vertente filosófica pessimista, como o niilismo.
O final de Bess é ambíguo, forma uma ideia de paz através da dor. Punição e prazer. Bess se torna uma figura simbólica, homenageada pelos sinos. Mas até que ponto valeu seu esforço? Entramos num debate de religião, filosofia e ética: ser bom na Terra nos garante um lugar nos céus, mas o que de fato define que o céu será um lugar eterno, ou até mesmo prazeroso, uma vez que temos a visão pessoal do que é bom ou ruim? E temos assim uma conclusão solitária: o céu, para ser prazeroso, é individual, coisa que não é valorizada em vida, pois o bom de se estar vivo é, de fato, a convivência.
Trier traz temas que são delicados, necessitam de tempo, espaço e até mesmo possuem estudos individuais, mas, como filme, é forte, impulsivo. Com sua câmera instável, ele filma detalhes de rostos, faces. Sem falar da força brutal de Emily Watson, que carrega o filme nas costas!
English Review:
Lars von Trier is a controversial and undeniably curious figure—this much is certain. Yet here, we encounter a film that provokes, examines, and transposes its characters’ struggles with such empathy that one might doubt whether it’s truly the director’s work. Von Trier is known for crafting characters through violence and rawness, and Breaking the Waves is no exception! What constitutes divine contact? How would it manifest? Why? Would there be mutual interest? The film raises these questions and more, persistently equating divinity with mental health.
Bess is a confused, chaste young woman—even naïve. But one thing is undeniable: her faith borders on pathology. She would risk her life if God asked. But is God truly present? The film’s concept of divinity is omnipresent yet intangible, a spiritual force rather than a tangible one. This ambiguity is underscored by Bess’s unstable mental state, where her conversations with God may or may not be real. Though the film nudges us toward an interpretation, doubt lingers: Did Bess ever truly speak to God? And if so, why did He demand her punishment as a form of glorification? Bess becomes a study in divine complacency, embodying religious devotion more fiercely than any other character.
As the story unfolds, Bess transforms into a sinner for her husband’s sake, revealing that what should complete her instead becomes her martyrdom. Through prostitution, von Trier delivers yet another character study rooted in torture—a hallmark of his films, from Dancer in the Dark to Melancholia. It’s a controversial, discomforting trajectory, yet subjectively, it aligns with a pessimistic philosophical framework, even nihilism.
Bess’s ending is ambiguous, weaving peace through pain, punishment through pleasure. She becomes a symbolic figure, honored by church bells. But was her sacrifice worth it? The film plunges us into debates about religion, philosophy, and ethics: Does earthly goodness guarantee heaven? And what defines heaven as eternal or pleasurable, when "good" and "bad" are subjective? The lonely conclusion: Heaven’s bliss is individual—a truth unvalued in life, where coexistence is the true essence of living.
Von Trier tackles themes so delicate they demand time, space, even separate scholarly study. Yet as a film, Breaking the Waves is visceral and impulsive. With his shaky camera, he lingers on faces, their minutiae laid bare. And then there’s Emily Watson’s brutal force of performance, carrying the entire film on her shoulders!
Comments
Post a Comment