Off-session | Talking heads (1980)
Quem é você?
No primeiro texto da Off-session trouxemos uma reflexão sobre o curta documental Talking Heads, de Krysztof Kieslowski. O filme é pautado em apenas duas perguntas: Quem é você? e O que você quer?. No entanto, levando em conta a situação política polaca nos anos 80, onde o mundo estava se reestruturando a passos curtos da 2° guerra mundial, o filme relata uma depressão social, e também, a juventude que vibrava esperança.
Com isso, a quebra de barreiras geracionais se faz mais do que presente, onde crianças se vêem como projetos de cidadãos, estes sonhadores como o caso da garotinha que quer apenas ter uma família, ou do homem, este adulto, que busca se encontrar dentro de si e no mundo em que habita: "So far, I'm a nobody..."
O filme se encerra com uma linda cena de esperança, a quebra da melancolia entre aqueles que viveram o pior da maldade do mundo: uma doce senhora de 100 anos diz que quer viver, viver muito mais.
Sendo assim, o filme é um relato de gerações. É uma Polônia ainda adoecida, buscando restaurar a alegria de seu povo. E portanto, tudo passa pela sociedade. Viver e sentir, coisas que estão diretamente ligada às lembranças, e consequentemente, a reimaginação de um futuro melhor... O trabalho mais humano de Kiéslowski, e provavelmente uma das obras históricas mais importantes já filmadas!
Comments
Post a Comment