9 Songs (2004) - Michael Winterbottom | Love actually is... LOVE!!!

 Sinopse/Sinopsys: (English version below)


Português
A intensa mas efêmera relação entre um cientista e uma estudante é contada através das memórias dele, intercalando cenas de sexo explícito com os shows das nove bandas que viram juntos.

English

The intense but fleeting relationship between a scientist and a student is told through his memories, intercutting explicit sex scenes with the live shows of the nine bands they attended together.









Crítica/Review:

Trabalhar com amor no cinema dos anos 2000 foi um sinônimo de ousadia. De um lado, temos uma transição do romance clichê dos anos 90; nos anos 2000, tivemos o amor como ferramenta narrativa e, por fim, o trabalho de autores que, em termos revolucionários, trouxeram o tema como uma liberdade. Tal liberdade tornava o sexo parte do cinema de uma maneira um pouco mais ousada, sendo um retrato real do que de fato é o amor fora das telas, fora daquela declaração pública que tanto rondou as ruas através de carros de som. Portanto, o sexo é uma parte importante da revolução cinematográfica que buscava ir contra o conservadorismo artístico, sendo uma narrativa importante para que o cinema alcançasse outras artes que já contavam com a nudez explícita, como a pintura.




9 Songs (2004) é um filme sobre o amor, sobre amar. Ao mesmo tempo em que há a polêmica, temos um sentimento constante de estarmos vivenciando um relacionamento que, em pouco mais de uma hora, mostra ser um recorte de uma relação que se mantém viva há meses e, se pensarmos de uma maneira mais positivista, anos. Sendo assim, o longa retrata uma dor de crescer junto ao seu parceiro, de abandonar uma vida só para compartilhar momentos. E aí podemos enxergar que crescer juntos é tão desafiador quanto prazeroso.

Viver um amor é aprender a dizer "não", "adeus", "talvez"; tudo isso condiz com as vezes em que as bocas e os corpos se tocam. E nesse recorte do filme, vemos um foco na relação sexual com lampejos do que seria o universo do amor do casal como um todo: o momento em que a garota grita com o rapaz, o momento da despedida, os shows — tudo isso molda uma relação completa. No entanto, de forma concreta, o que nos é apresentado, em realidade, é um filme que busca explorar a sexualidade, o sexo e o corpo humano como um experimento: criar uma revolta. Revolta = revolução.




Logo, podemos dizer que, apesar da polêmica rendida em 2004, o filme é eficiente em retratar os momentos do amor, a forma como a relação e a intimidade são necessárias quando falamos de estar vivos. Por outrora, viver um amor é reconhecer seus erros, reconhecer que, através do carinho, temos uma vida a dois, a três, temos um amor! E isso, no final das contas, é o que importa. Amar é um ato abstrato que, em potencial, se torna carinho. Portanto, um filme sobre o amor pode ser "feio", "decepcionante", "frustrante", mas desde que envolva afeto, ainda é real.


English Review: 


Working with love in the cinema of the 2000s was a synonym for audacity. On one hand, there was a transition from the cliché romance of the 90s; in the 2000s, love was used as a narrative tool, and finally, the work of auteurs who, in revolutionary terms, presented the theme as a form of freedom. This freedom made sex a part of cinema in a somewhat bolder way, serving as a real portrait of what love truly is off-screen—away from those public declarations that so often roamed the streets via sound trucks... Therefore, sex is an important part of the cinematic revolution that sought to challenge artistic conservatism, serving as a crucial narrative for cinema to catch up to other arts that already featured explicit nudity, such as painting.




9 Songs (2004) is a film about love, about loving. Simultaneously controversial, it gives us a constant feeling of experiencing a relationship that, in just over an hour, reveals itself to be a snippet of a connection that has been alive for months, and, if we think more positively, years. Thus, the feature film portrays the pain of growing alongside your partner. Of abandoning a life alone to share moments: and here we can see that growing together is as challenging as it is pleasurable.




To live a love is to learn to say "no," "goodbye," "maybe"; all of this coincides with the times when mouths and bodies touch. And in this slice of the film, we see a focus on the sexual relationship with glimpses of what would be the universe of the couple's love as a whole: the moment the girl shouts at the boy, the moment of farewell, the concerts—all of this shapes a complete relationship. However, concretely, what is presented to us is, in reality, a film that seeks to explore sexuality, sex, and the human body as an experiment: to create revolt, revolt = revolution.



Therefore, we can say that, despite the controversy it sparked in 2004, the film is effective in portraying the moments of love, the way the relationship and intimacy are necessary when we talk about being alive. Furthermore, to live a love is to recognize one's mistakes. To recognize that, through tenderness, we have a life for two, for three, we have love! And that, in the end, is what matters. Loving is an abstract act that, potentially, becomes tenderness. Therefore, a film about love can be "ugly," "disappointing," "frustrating," but as long as it involves affection, it is still real.



Comments