Hot Milk (2025) - Rebecca Lenkiewicz | Hereditarity: crime and punishment

 Sinopse/Sinopsys: (English Essay Below)


Sofia e sua mãe doente, Rose, viajam para a cidade costeira espanhola de Almería para consultar o Dr. Gómez, um curandeiro enigmático que pode ter a chave para a misteriosa doença de Rose. À medida que as tensões voltam à tona entre mãe e filha, Sofia se vê atraída pela encantadora Ingrid.

A young anthropologist's life is put on hold when she takes her hypochondriac mother to a mysterious clinic in Spain. There, she embarks on a surreal journey of self-discovery, confronting desire, familial duty, and the sting of a strange jellyfish.





Crítica/Critics: 


O que exatamente é a hereditariedade como heranças de verdade, concretas? Falo no sentido de problemas que, em tese, abordariam temas como propriedades. No entanto, quero destacar o ponto positivo de Hot Milk (2025): sua personalidade. A forma como as pessoas relevam o peso de ser o herdeiro, de ser incapacitado pela família, de ser alguém sempre com base em outro alguém. Há uma falsa liberdade no amor fraternal, liberdade essa que causa o apelo de querer, mas nunca poder. Isso, ainda que abstrato, é uma expressão de querer viver além, de se desprender das amarras que, sim, são sociais, são leis moralistas de que o homem deve e vai ser um suporte para os pais, estes em questões de honra, e no caso do filme, de suporte constante em termos de: se sua liberdade for além das expectativas de seus pais, logo, você é perigoso à honra familiar.




O filme flerta constantemente com um suspense, o que é muito bem construído. Ser um drama familiar é uma atitude muito honrosa nos dias de hoje, pois o mundo debate sobre a liberdade de maneira menos conservadora, sendo uma discussão que mexe com as estruturas da sociedade, essas baseadas em regras que, por si só, são extremamente limitadas ao ser útil, ser prestativo e ser, em sua grande parte, ativos de maneiras passivas: você tem a permissão para ser quem quiser, mas isso só se cumprir um papel dentro do seu nicho familiar, seja como filho, pai, neto, entre outros.


E quando o filme assume um tom melancólico, é onde peca. Um dos seus piores erros foi ter desenvolvido seu entorno melhor do que sua personagem principal. E apesar da subjetividade estar presente, porque sim, isso pode ser lido como uma maneira proposital de desenvolver a história em si, me parece que faltou uma construção individual da personagem vivida por Emma Mackey, que, mesmo sendo carismática, parece sempre que, quando ela assume o controle da história, a narrativa regride para que ela possa ser a personagem passiva, sempre indo, se movendo livremente, mas só até certo ponto.

Por fim, o filme é uma ótima adição ao catálogo da MUBI, e mesmo sendo lançado em período de premiação, não o vejo com força o suficiente para nenhuma categoria, o que não é demérito; sempre irei enfatizar aqui: festivais e premiações não são parâmetros para qualidade de obras. Portanto, é um bom filme! Tem um texto que pulsa vida, que pulsa intenções, sentimentos... E no final das contas, cinema é isso: sentimento e bagunça. Se um filme assume esse risco, automaticamente ele é diferente, e Hot Milk assume esse risco ao questionar as estruturas da sociedade. Só isso não o faz um bom filme, fato, mas ele realmente vive em torno de questionar algo que é arriscado, que é racional, vívido, e só por isso se torna uma experiência relevante.



English: 


What exactly is heredity as a true, concrete inheritance? I'm talking in the sense of problems that, in theory, would address themes like property. However, I want to highlight the positive point of Hot Milk (2025): its personality. The way people reveal the weight of being the heir, of being incapacitated by the family, of being someone always based on someone else. There is a false freedom in fraternal love, a freedom that creates the appeal of wanting, but never being able to. This, even though abstract, is an expression of wanting to live beyond, of breaking free from the shackles that are, yes, social, moralistic laws that a man must and will be a support for his parents—in matters of honor—and in the case of the film, a constant support in terms of: if your freedom goes beyond your parents' expectations, then you are dangerous to the family honor.




The film constantly flirts with suspense, which is very well constructed. Being a family drama is a very honorable stance these days, as the world debates freedom in a less conservative way, a discussion that shakes the structures of society, structures based on rules that are, in themselves, extremely limited to being useful, being helpful, and being, for the most part, active in passive ways: you have permission to be whoever you want, but only if you fulfill a role within your family niche, be it as a son, father, grandson, among others.




And when the film assumes a melancholic tone, that's where it falters. One of its worst mistakes was developing its surroundings better than its main character. And although subjectivity is present—because yes, this can be read as an intentional way to develop the story itself—it seems to me that there was a lack of individual development for the character played by Emma Mackey, who, even though charismatic, always seems to, when she takes control of the story, cause the narrative to regress so she can be the passive character, always going, moving freely, but only up to a certain point.

Finally, the film is a great addition to the MUBI catalog, and even though it was released during awards season, I don't see it as strong enough for any category, which is not a demerit; I will always emphasize here: festivals and awards are not parameters for the quality of works. Therefore, it is a good film! It has a text that pulsates with life, that pulsates with intentions, feelings... And in the end, cinema is this: feeling and mess. If a film takes this risk, it automatically becomes different, and Hot Milk takes this risk by questioning the structures of society. That alone doesn't make it a good film, fact, but it truly revolves around questioning something that is risky, that is rational, vivid, and for that reason alone it becomes a relevant experience.



Comments