Off-Sessions | Phillippe Garrel - Classes about feelings, about love and lost...
Biografia/Biography:
Philippe Garrel nasceu em 6 de abril de 1948, na França, mais especificamente em Boulogne-Billancourt. Filho de Maurice Garrel, ator francês, seu contato com a arte foi imediato, algo impossível de se evitar. Ser filho de um artista é reconhecer que, querendo ou não, seus ensinamentos serão diferentes de uma criança comum, algo mais sentimental, mais empático, e Garrel entendeu isso muito, mas muito bem!
Sendo fruto de uma geração francesa de ouro, Garrel é um nome pouco falado da Nouvelle Vague, muito por ser um diretor mais simplista. Sua simplicidade não almejava ser uma figura forte do movimento, mas sim, um nome menor que, mesmo contrariando as amarras do cinema de venda, ainda assim era palpável, era um filme do movimento, inserido 100%, pois poucos teriam a ousadia de jogar ao mundo o sentimentalismo e o melodrama de Garrel. Mas, com tudo isso, ainda era um filme sobre o tema universal: o amor.
Após sua fase na Nouvelle Vague, Garrel lançou alguns filmes nos anos 2000 para frente, esses com grandes participações (que, cá entre nós, são participações lindas de se apreciar), com seu filho, o ator Louis Garrel. Louis e Philippe se uniram em Les Amants réguliers (2005), La Jalousie (2013), La Frontière de l'aube (2008), entre outros...
Em resumo, Philippe é um diretor autoral, um cinema de núcleo, utilizando de suas crenças de vida para escrever roteiros exímios sobre sentimentos, tais como amor, abandono e família. São filmes cadenciados, melancólicos, que, ao fim deles, nos tornamos outras pessoas: há uma magia por trás dos filmes desse diretor, ativo até os dias de hoje!
English:
Philippe Garrel was born on April 6, 1948, in France, more precisely in Boulogne-Billancourt. The son of Maurice Garrel, a French actor, his exposure to art was immediate—something impossible to avoid. Being the child of an artist means recognizing that, whether you like it or not, your upbringing will differ from that of an ordinary child, leaning toward something more sentimental, more empathetic. And Garrel understood this very, very well!
A product of France’s golden generation, Garrel is a seldom-mentioned name of the Nouvelle Vague, largely because he is a more minimalist director. His simplicity never sought to make him a leading figure of the movement but rather a quieter name—one that, even while defying commercial cinema’s constraints, remained palpable, undeniably a film of the movement, fully immersed in it. Few would dare to thrust into the world the sentimentalism and melodrama of Garrel. Yet, despite all this, his films still revolved around the universal theme: love.
After his Nouvelle Vague phase, Garrel released several films from the 2000s onward, many featuring remarkable collaborations (and, between us, beautiful ones to behold) with his son, actor Louis Garrel. Louis and Philippe joined forces in Les Amants réguliers (2005), La Jalousie (2013), La Frontière de l'aube (2008), among others...
In short, Philippe is an auteur director, a filmmaker of intimate focus, using his life’s convictions to craft exquisite scripts about emotions—love, abandonment, family. His films are rhythmic, melancholic, and by their end, we become different people. There’s a magic behind the work of this director, who remains active to this day!
Sobre suas obras/About your work...
Tenho pouquíssimas ressalvas sobre os filmes de Philippe Garrel – sou suspeito para falar, admito. Filmes como J'entends plus la guitare, Les Amants réguliers e La Jalousie moldaram minha forma de enxergar a vida. É um amor que está em falta na sociedade, ainda que seja o amor pós-abandono, o amor pós-término, o amor no luto... Tudo isso faz parte de se sentir humano, de se transformar em algo ou alguém após um aprendizado. Garrel ensina. Garrel dá aulas sobre como o sentimentalismo anda lado a lado com o ato de se tornar humano, sobre ser um ser empático, este, carregado de falhas, mas sem ser equivocado – e esse equívoco, geralmente, vem por parte de não se admitir. De não reconhecer a si mesmo...
Destacarei dois filmes dessa filmografia linda. O primeiro: La Jalousie (2013). O filme conta a história de um término conturbado, em que um pai abandona sua esposa. A não ser que, num mundo ideal, isso seja um erro, o filme começa pela dramaticidade – no entanto, é real. Somos feitos de ciclos, e esses ciclos se encerram. E assim, o que acontece com sua filha? A filha de Louis é uma menina carinhosa, risonha, brincalhona, que entende tanto o sofrimento daquele que abandona quanto daquele que foi abandonado. Sendo um elo entre ambos, a menina é o fruto de um relacionamento que um dia deu certo. E dói assistir a isso, ficar apreensivo com perguntas e mais perguntas... Mas, no fim, Garrel faz um estudo da vida, de como relacionamentos são pautados em início, meio e fim – assim como a nova parceira de Louis, que repete o mesmo ciclo, sendo uma mulher complexa e com seus problemas...
O segundo filme é o longa de três horas político de Garrel, Les Amants réguliers. O filme é recheado de poesia visual e literal, sendo um longa-literatura, em que vemos o Estado francês exigindo que jovens vão para a guerra. E, nesse meio, Louis Garrel e Clotilde Hesme interpretam os protagonistas, um casal de jovens convictos de que querem viver através da arte. O filme flui naturalmente de drama político a filme de romance. E esse romance é sobre viver – viver até o pior dos dias. Compartilhar momentos e sorrisos, e mesmo com o mundo acabando, ainda podemos encontrar o amor!
Concluindo, Garrel é um cineasta apaixonado. Apaixonado pelo amor, pela família, pelo cinema! Hoje, Garrel vê seu filho conquistando o mundo, assim como ele conquistou a França. E a família Garrel se torna o melhor "nepotismo" do cinema – porque sim, é um nepotismo. Mas que mal há se todas essas linhas genéticas transformam o cinema em uma grande e envolta bola de reflexões sobre o amor? Que Louis possa seguir sendo um dos principais atores do cinema mundial, e que Philippe viva muitos anos fazendo o que ama!!!!
English:
I have very few reservations about Philippe Garrel’s films—I’ll admit I’m biased. Films like J’entends plus la guitare, Les Amants réguliers, and La Jalousie shaped how I see life. They depict a kind of love that’s lacking in society—whether it’s love after abandonment, love after a breakup, love in mourning... All of this is part of feeling human, of transforming into something or someone new through experience. Garrel teaches. He gives masterclasses on how sentimentality walks hand-in-hand with becoming human, on being an empathetic creature—flawed, yet never mistaken. And when mistakes do happen, they usually stem from refusing to admit the truth. From failing to recognize oneself...
I’ll highlight two films from this breathtaking filmography. First: La Jalousie (2013). The film tells the story of a messy breakup, where a father leaves his wife. Unless you believe such things are unthinkable in an ideal world, the film begins with drama—yet it’s undeniably real. We’re made of cycles, and these cycles end. So what happens to his daughter? Louis’ child is affectionate, cheerful, playful—a girl who understands the pain of both the one who leaves and the one left behind. As the bond between them, she’s the fruit of a relationship that once worked. It hurts to watch, to sit anxiously with questions upon questions... But in the end, Garrel delivers a study of life, of how relationships follow arcs of beginning, middle, and end—just like Louis’ new partner, who repeats the same cycle as a complex woman grappling with her own struggles...
The second film is Garrel’s three-hour political epic, Les Amants réguliers. It’s brimming with visual and literal poetry, a cinematic novel where the French state demands young men go to war. Amid this, Louis Garrel and Clotilde Hesme play the protagonists, a couple determined to live through art. The film flows seamlessly from political drama to love story. And this romance is about living—living through the worst days. Sharing moments and smiles, finding love even as the world crumbles!
In conclusion, Garrel is a filmmaker in love. In love with love, with family, with cinema! Today, he watches his son conquer the world, just as he conquered France. The Garrel family represents cinema’s "best nepotism"—yes, it’s nepotism. But what’s the harm if these genetic threads turn cinema into a vast, swirling orb of reflections on love? May Louis continue as one of world cinema’s great actors, and may Philippe live many more years doing what he loves!!!!
Comments
Post a Comment