Off-Session | We're talking about reality - The documentary way of making a film!
- Text available in portuguese and english!
Português:
Hoje falaremos de uma das formas de arte mais complexas como gênero na sétima arte: os documentários. Documentários, segundo cineastas em geral, têm a definição mais concisa que diferencia o filme documental do filme narrativo como "uma representação não ficcional da realidade, que busca documentar e explorar o mundo real, seja através de uma visão particular ou de uma mensagem específica".
Grande parte de minha vida acreditei que filmes documentais seriam filmes de segunda categoria, não pela qualidade, mas sim, pela linguagem. Era raríssimo na minha infância escolar termos aulas de artes que tivessem um foco maior na linguagem documental; no entanto, filmes que são narrativos e que tratam da realidade da época eram comuns, como The Wave, filme alemão, e Tempos Modernos, clássico de Charles Chaplin. E não é comparando, até porque ambos têm suas características, mas sim, enfatizando que a sociedade como um todo não é incentivada a consumir documentários, e isso se deve a um preconceito de que um documentário precisa ser e deve ser uma maneira de estudo, com apenas isso de argumento; logo, deixa de ser um filme.
Com isso, anos se passaram. Hoje vejo um filme documental como uma legítima ferramenta política e, por outro lado, uma linguagem livre. Destaco aqui dois filmes para iniciarmos o debate: Cabra Marcado para Morrer, filme do documentarista brasileiro Eduardo Coutinho; e My Octopus Teacher, filme nomeado ao Oscar, de maneira controversa, em 2020. Apesar de utilizarem a mesma classificação de conceito, são filmes que possuem uma estrutura, voz e ação social totalmente distintas.
A carreira de Coutinho como um todo foi uma denúncia, uma verdadeira voz no que rege a população brasileira que vive, viveu e, sem apoio governamental, continuará vivendo na miséria. Ele ia até onde cineastas renomados só conheciam pelas telas, filmava a população como um gesto de cuidado, tinha um propósito além de fazer um filme. Por outro lado, My Octopus Teacher é um documentário descontraído sobre uma relação de afeto entre um mergulhador e um polvo.
A principal questão é: temos documentários para todo tipo de gosto, no entanto, a construção social de que o documentário é apenas um detalhe para provas de faculdades, de pessoas conceituadas, e tudo isso é elitista, pois o sistema faz com que as informações como um todo sejam incentivadas pela compra e venda. Sendo assim, nós, como trabalhadores, não possuímos nem sequer a vontade de consumir tal arte, já que desde novos já delimitaram que não seríamos capazes de compreender aquilo tal qual uma pessoa que, na teoria, teria conteúdo o suficiente para o tal.
O que é o documentário sob a minha visão?
Documentário é tudo aquilo que os olhos veem, mas não são capazes de guardar. O audiovisual é uma herança, como livros, cartas, CDs... E tudo isso vem do ser humano. O ser humano é capaz de produzir coisas incríveis, isso inclui sua maldade e sua bondade, sua dualidade! E o documentário é uma forma de estudo, mas também de diversão, como no filme Minding the Gap, onde jovens estão documentando sua rotina, seu amor, a sua amizade. É tudo tão puro no documentário, seja ele político ou apenas a vida sendo vivida.
No geral, documentários são apenas uma linguagem subvalorizada, porém rica. Rica de entretenimento, conhecimento e curiosidades. Há quem diga que a vida deve ser vivida, e estão certos, mas o papel do documentário pode ser o mesmo de uma fotografia casual: guardar memórias, afeto.
E a solução? A democratização da arte e do conhecimento como um todo, não apenas no cinema
English:
Today we will talk about one of the most complex art forms as a genre in the seventh art: documentaries. According to filmmakers in general, the most concise definition that differentiates the documentary film from the narrative film is; "it is a non-fictional representation of reality, which seeks to document and explore the real world, whether through a particular vision or a specific message."
For a large part of my life, I believed that documentary films would be second-rate films, not because of quality, but because of the language. It was extremely rare in my school childhood to have art classes that focused more on documentary language; however, films that are narrative and that dealt with the reality of the time were common, like The Wave, a German film, and Modern Times, a classic by Charles Chaplin. And this is not a comparison, especially since both have their characteristics, but rather an emphasis on the fact that society as a whole is not encouraged to consume documentaries, and this is due to a prejudice that a documentary needs to be and must be a method of study, with only that as an argument; therefore, it ceases to be a film.
With that, years passed. Today I see a documentary film as a legitimate political tool and, on the other hand, a free language. I highlight two films here to start the debate: Cabra Marcado Para Morrer, a film by Brazilian documentarian Eduardo Coutinho; and My Octopus Teacher, a film controversially nominated for an Oscar in 2020. Although they use the same conceptual classification, they are films with totally distinct structures, voices, and social actions.
Coutinho's entire career was a denunciation, a true voice for what governs the Brazilian population that lives, lived, and, without government support, will continue to live in misery. He went to places renowned filmmakers only knew through screens, he filmed the population as a gesture of care, he had a purpose beyond making a film. On the other hand, My Octopus Teacher is a relaxed documentary about an affectionate relationship between a diver and an octopus.
The main question is: we have documentaries for all tastes, however, the social construct that the documentary is just a detail for college exams, for conceptual people, and all of this is elitist, because the system causes information as a whole to be incentivized by buying and selling. Thus, we, as workers, do not even have the desire to consume such art since from a young age it was already defined that we would not be capable of understanding it in the same way as a person who, in theory, would have sufficient knowledge for it.
What is the documentary from my point of view?
Documentary is everything that the eyes see, but are not capable of storing. Audiovisual material is a heritage, like books, letters, CDs... And all of this comes from the human being. The human being is capable of producing incredible things, this includes their malice and their goodness, their duality! And the documentary is a form of study, but also of entertainment, as in the film Minding the Gap, where young people are documenting their routine, their love, their friendship. It's all so pure in the documentary, whether it's political or just life being lived.
In general, documentaries are just an undervalued language, but a rich one. Rich in entertainment, knowledge, and curiosities. Some say that life must be lived, and they are right, but the role of the documentary can be the same as a casual photograph: storing memories, affection.
And the solution? The democratization of art and knowledge as a whole, not just in cinema
Comments
Post a Comment