Mirror (1975) - Andrei Tarkovsky | I still wish to be a kid... in my dreams...
Sinopse (português):
Um homem em seu leito de morte revisita os fragmentos de sua memória: a infância durante a guerra, o primeiro amor, a relação complexa com a mãe e os medos de um adulto. Através de uma narrativa onírica e não-linear, Tarkovsky funde sonho, lembrança e realidade em uma meditação visual profundamente poética sobre o tempo, a perda e a identidade.
Sinopsys (English):
A dying man revisits the fragments of his memory: a childhood during the war, first love, a complex relationship with his mother, and the fears of adulthood. Through a dreamlike and non-linear narrative, Tarkovsky blends dream, recollection, and reality into a deeply poetic visual meditation on time, loss, and identity.
Crítica:
Como uma ideia filosófica, somos colocados em frente a nós mesmos, uma literal e abstrata relação com o título. Se um homem é falho, ele possui a oportunidade de se dignificar; falhas são, em sua maioria, oportunidades para crescermos. E frente a frente com a morte, os erros se tornam parte de uma punição interna, uma lembrança malformada, um verdadeiro peso morto. E quanto aos acertos, eles já não lhe cabem mais: você está encarando face a face o seu eu verdadeiro. O eu que tanto tentou esconder, aquele eu fraco, frágil e imaturo, ele é você.
E quanto mais negarmos o fato de que ser humano é um ser errôneo, nossos ideais se fundiriam às atitudes, gerando assim a contradição. Portanto, errar é algo ruim, porém natural. Mascarar o tal erro já lhe torna alguém que possui medo de se conhecer e, assim, enfim, se olhar no espelho.
O conceito da filosofia nos filmes de Tarkovsky é geralmente trabalhado por metáforas, como em O Sacrifício, e em The Mirror não é diferente. A filosofia em si é algo muito pouco trabalhado de forma madura no cinema; são sempre detalhes, explorando a hipocrisia de maneira culposa. E essa culpa pode ser uma forma de contar uma situação pelo moral do bem e do mal, mas, ao fazer isso, o trabalho se mantém num papel de apaziguador, jogando para o público uma sensação de justiça satisfatória, por outro lado, colocando o ser humano como um ser maldoso.
E onde está o erro? Isso! Não tem erro algum! Por outro ponto de vista, isso pode tirar complexidade do filme, do livro ou da série, pois é na contradição que estão deitados os detalhes.
Ao citar diretamente linhas de raciocínio freudianas, Tarkovsky transforma a virilidade masculina em fraqueza. Como algo a se compensar, o filme mantém uma lógica de ignorar todo um envolto (a guerra) a fim de construir um cenário limitado, íntimo. E essa intimidade sustenta o filme, pois é nela que encontramos características diferenciais, que fazem do filme uma peça rara do cinema soviético.
O diretor insiste em transformar as memórias em dor; enquanto isso, a imagem traduz a beleza, um isolamento do perigo externo, mas não do interno. E assim os personagens são apenas maniqueísmos, memórias que podem ou não ser manipuladas pela nostalgia, saudades e arrependimentos.
E, portanto, não há filosofia, sociologia, ciências exatas que expliquem a sensação de viver, de tocar um rosto, beber água após um período de sede. Ser uma pessoa é apegar, desapegar, aprender, sorrir, chorar. Transformando-se assim em uma rede, rede essa que forma a sociedade, que gera a política e suas falhas.
Sendo assim, The Mirror assume sua hipocrisia, e esse é seu trunfo!
Review:
As a philosophical idea, we are placed before ourselves, a literal and abstract relation to the title. If a man is flawed, he has the opportunity to dignify himself; failures are, for the most part, opportunities for us to grow. And face to face with death, mistakes become part of an internal punishment, a malformed memory, a true dead weight. And as for the successes, they no longer belong to you: you are staring face to face with your true self. The self you tried so hard to hide, that weak, fragile, and immature self, it is you.
And the more we deny the fact that to be human is to be erroneous, our ideals would merge with our attitudes, thus generating contradiction. Therefore, to err is something bad, yet natural. Masking such an error already makes you someone who is afraid to know yourself and, thus, finally, to look at yourself in the mirror.
The concept of philosophy in Tarkovsky's films is generally worked through metaphors, as in The Sacrifice, and in The Mirror it is no different. Philosophy itself is something very seldom treated in a mature way in cinema; it's always details, exploring hypocrisy in a guilty manner. And this guilt can be a way of telling a situation through the morals of good and evil, but in doing so, the work remains in the role of a pacifier, giving the audience a feeling of satisfactory justice, while on the other hand, portraying the human being as a malicious entity.
And where is the mistake? That's it! There is no mistake at all! From another point of view, this can remove complexity from the film, the book, or the series, for it is in contradiction that the details lie.
By directly citing Freudian lines of reasoning, Tarkovsky transforms masculine virility into weakness. As something to be compensated for, the film maintains a logic of ignoring a whole context (the war) to build a limited, intimate setting. And this intimacy sustains the film, for it is within it that we find distinctive characteristics that make the film a rare piece of Soviet cinema.
The director insists on transforming memories into pain; meanwhile, the image translates beauty, an isolation from external danger, but not from the internal one. And thus the characters are mere Manichean constructs, memories that may or may not be manipulated by nostalgia, longing, and regrets.
And finally: what was left? That is a complicated question, for it is extremely plural. Perhaps love, fear, guilt... All this molds a persona, a persona that lived, learned, and erred.
And, therefore, there is no philosophy, sociology, or exact sciences that can explain the sensation of living, of touching a face, of drinking water after a period of thirst. To be a person is to attach, detach, learn, smile, cry. Thus transforming into a network, a network that forms society, which generates politics and its failures.
Therefore, The Mirror assumes its hypocrisy, and that is its trump card!
Comments
Post a Comment