Undine (2020) - Christian Petzold | Love is a mythical thing.
Text available in portuguese and english!
(English version below)
Sinopse:
Undine é uma historiadora especializada no desenvolvimento urbano de Berlim. Ela também é uma água-viva, uma espírito das águas da mitologia germânica condenada a uma maldição: se o homem que ama a trair, ela é obrigada a matá-lo e retornar para a água. Quando seu namorado a abandona, ela conhece Christoph, um mergulhador industrial, e um amor intenso floresce. No entanto, o passado mítico de Undine e a traição que a assombra ameaçam arrastar seu novo romance para as profundezas, forçando-a a enfrentar seu destino implacável.
Sinopsys:
Undine is a historian specializing in the urban development of Berlin. She is also an undine, a water spirit from Germanic mythology bound by a curse: if the man she loves betrays her, she is compelled to kill him and return to the water. When her boyfriend leaves her, she meets Christoph, an industrial diver, and a passionate love blossoms. However, Undine's mythical past and the betrayal that haunts her threaten to pull her new romance into the depths, forcing her to confront her relentless destiny.
Crítica:
De um mito, nasce uma história; de uma história, um contexto; de um contexto, vidas; de vidas, uma realidade. Uma lenda urbana pode ser apenas uma história, mas contribui para o desenvolvimento de toda uma nação: uma cultura. Uma cultura moldada através de gerações é algo que fomenta a vontade de viver, de formar, como um todo, uma característica sobre uma região, e isso é lindo!
Undine é uma lenda alemã que foi transformada em filme – um filme muito contextualizado – por Christian Petzold, um cineasta que já se destacou e se faz, em vida, um dos diretores mais diferenciados de toda a história alemã, assim se tornando um dos principais diretores da atual geração. Através de detalhes arquitetônicos e romances que vão e vêm, o filme nos dá uma verdadeira aula de cultura, seja ela metódica ou sobre a pátria alemã, esta última com o seu folclore.
O que é mais interessante sobre o folclore não são suas histórias ou suas figuras, mas sim a forma como essas histórias surgiram, o que, geralmente, é desconhecido. Essa tara por querer conhecer aquilo que é um mistério faz com que historiadores sejam desafiados, a fé da população seja testada e entre outras mil e uma falácias, que no fim não são comprovadas.
"Amor" em Undine é formado por três pontos: sentir, viver e terminar. Undine, previamente, assume que teve um romance com Johaness, e imaginamos que não foi um relacionamento saudável, mas também entendemos que foi intenso, houve vida, corpo. Enquanto isso, seu segundo relacionamento foi marcado por um romance saudável, caloroso. E em amar, vemos uma Undine que necessitava do sentimento para aprovar suas crenças, para ser desenvolvida sempre em relação a seu parceiro. Ela dividia seu tempo mais do que o necessário, sentia muito intensamente, de fato, vivia o amor!
Assim, o filme segue desenvolvendo o tema "romance". Seja como um romance típico da literatura, algo mítico, fantasioso e incrível, ou até mesmo um romance real e cru. Intensamente falando, Undine desapega ao se apegar. Desapega ao se entregar para o amor do desconhecido, ao realmente aceitar que o abandono também pode ser amor. A cena do lago é uma das mais lindas dos últimos anos: passo a passo, ela adentra na água, no seu corpo, no seu desconhecido, como uma forma de se tornar o mito alemão: pelo amor e por amor. E a vida continua, não?
Por fim, o amor é o epicentro do filme, é o que o move. Narrativamente falando, lidamos com um melodrama que flerta com a fantasia. Falo isso porque, se assistirmos ao filme sem saber do folclore, não assumiríamos naturalmente que se trata, de fato, de um mito. É muito complexo definir o que é ou não verdade através de um filme, mas é incrível ver a ousadia de Petzold em adaptar a voz de toda uma cultura, de todo um país, além de demonstrar um estudo feito sobre a arquitetura de Berlim, que serve como uma pré-adaptação ao que vem depois: a história de Undine.
Adentramos em um mundo quente, confortável, melancólico, porém apaixonante. E por isso, Undine é um filme que se baseia na cultura, forma uma história, progride em narrativa e, enfim, se estabelece como uma obra independente!
English review:
From a myth, a story is born; from a story, a context; from a context, lives; from lives, a reality. An urban legend may be just a story, but it contributes to the development of an entire nation: a culture. A culture shaped through generations is something that fosters the will to live, to form, as a whole, a characteristic about a region, and that is beautiful!
Undine is a German legend that was turned into a film – a very contextualized film – by Christian Petzold, a filmmaker who has already distinguished himself and, in his lifetime, has become one of the most unique directors in all of German history, thus making him one of the leading directors of the current generation. Through architectural details and romances that come and go, the film gives us a true lesson in culture, be it methodical or about the German homeland, the latter with its folklore.
What is most interesting about folklore is not its stories or its figures, but rather the way those stories emerged, which is usually unknown. This obsession with wanting to know that which is a mystery challenges historians, tests the population's faith, and among a thousand and one other fallacies, which in the end are not proven.
"Love" in Undine is formed by three points: to feel, to live, and to end. Undine previously admits to having had a romance with Johaness, and we imagine it was not a healthy relationship, but we also understand that it was intense; there was life, body. Meanwhile, her second relationship was marked by a healthy, warm romance. And in loving, we see an Undine who needed the feeling to validate her beliefs, to always be developed in relation to her partner. She shared her time more than necessary, felt very intensely, indeed, she lived love!
Thus, the film continues to develop the theme of "romance." Be it as a typical literary romance, something mythical, fantastical, and incredible, or even a real and raw romance. Intensely speaking, Undine lets go by attaching herself. She lets go by surrendering to the love of the unknown, by truly accepting that abandonment can also be love. And the lake scene is one of the most beautiful in recent years: step by step, she enters the water, her body, her unknown, as a way to become the German myth: for love and through love. And life goes on, doesn't it?
Finally, love is the epicenter of the film; it is what drives it. Narratively speaking, we are dealing with a melodrama that flirts with fantasy. I say this because if we watch the film without knowing the folklore, we wouldn't naturally assume that it is, in fact, a myth. It is very complex to define what is or isn't truth through a film, but it is incredible to see Petzold's audacity in adapting the voice of an entire culture, of an entire country, in addition to demonstrating a study on the architecture of Berlin, which serves as a pre-adaptation to what comes next: the story of Undine.
We enter a warm world, a comfortable, melancholic, yet passionate world. And that is why Undine is a film that is based on culture, forms a story, progresses in narrative, and, finally, establishes itself as an independent work!
Comments
Post a Comment