There's an english review below:
PT:
Antes de tudo, vamos definir, de maneira superficial, três tópicos essenciais para o desenvolvimento deste texto, pois, sendo assuntos densos, poderíamos nos perder. O senso crítico se difere do senso comum a partir do momento em que há um desenvolvimento pessoal e estudioso sobre determinado tópico. Por exemplo, duas pessoas podem desenvolver o senso crítico ao debater temas com opiniões distintas ou, até mesmo, por meio da maiêutica. Enfim, trata-se de pensar sobre algo.
E o que seriam moral e ética? Moral é algo que tem valor para a sociedade, como, por exemplo, a ideia de que "roubar é errado". Já a ética é o que acompanha ou não a moral, como no pensamento: "roubar, para mim, é um ato de sobrevivência, uma vez que, na visão da sociedade, sou excluído.". Com isso, definimos que, apesar de interligados, todos estes tópicos possuem valores, éticas e, principalmente, reflexão. Sendo assim, a repetição de atos, a extração de informações e o consumo da arte estão intrinsecamente ligados à liberdade cognitiva e aos valores construídos por sociedades passadas, presentes e futuras.
Na antiga Disney, época em que as animações possuíam, além de qualidade, alma, a lição de moral era um fator crucial para que a maior parte das crianças que consumiam tais obras (e os adultos também!) formassem uma relação de aprendizado. Algo que ensinava às pessoas além de "somos a Disney, empresa de grandes produções". E talvez essa seja a maior crítica atual aos Walt Disney Studios: a falta de personalidade que marcou o seu passado. Cito a Disney porque, entre todas as empresas do passado e presente, ela foi a que melhor trabalhou com o debate sobre certo, errado, merecimento, meritocracia e ética a partir de um universo inexistente e fantasioso.

A Disney possuía artistas que transformavam debates éticos em formações tão genuínas na relação entre ser uma pessoa boa e ser uma pessoa má – tudo isso sem ter medo de indicar o certo e o errado na própria história. E por isso diversas crianças, desde os anos 2000 para trás, têm filmes favoritos de animação dessa empresa (eu mesmo amo *O Cão e a Raposa!). E assim chegamos aos anos 1980-2000 em diante: Studio Ghibli!
O Studio Ghibli é um projeto lindo de Hayao Miyazaki, uma empresa à frente de seu tempo que marcou e marca época por sua voz autoral, poética e suas lições de amizade, amor, política e, principalmente, humanização. E por que o Studio Ghibli representa a atualidade? Miyazaki faz com que seu projeto mantenha características próprias mesmo em produções atuais, como Ponyo (2008) e The Boy and the Heron (2023).
Por esse motivo, o Ghibli destoa das produções atuais da Disney, que, em meio a tantos projetos, perdeu a alma de seus filmes – aquelas lições de moral, ensinamentos marcantes e cenas que, mesmo pesadas, possuíam sentimento a ponto de nos emocionar. O Studio Ghibli manteve-se fiel às suas origens e, por isso, é considerado o projeto de animação que alcançou os maiores voos graças à originalidade e aos seus ensinamentos. Enquanto isso, a Disney evoluiu tecnicamente, mas regrediu ao acreditar que o 3D, as cores intensas e os altos estímulos compensariam o seu passado de sucesso.
Portanto, sim, temos lição de moral em filmes. E, apesar do destaque dado às animações, encontramos isso no filme em si, no que ele representou para nós e no que ele conquistou conforme foi crescendo. Filmes terminam, e eles serão bons ou ruins, mas, desde que você pense neles após os créditos, eles lhe ensinaram algo: algo sobre cinema, algo sobre a vida ou até mesmo o que não fazer em situações de risco, como faz o ator Tom Cruise... Independentemente, pense no filme, veja-o com os seus olhos, transforme-o, molde o que significa para você ver um personagem agir igual ou diferente de ti: o filme sempre se moldará a seus olhos, e por isso temos o que é chamado de obra de arte!
English:
First of all, let's superficially define three essential topics for the development of this text, since, being dense subjects, we could get lost. Critical thinking differs from common sense from the moment there is personal and studious development on a certain topic. For example, two people can develop critical thinking by debating themes with distinct opinions, or even develop it through maieutics. In short, it's about thinking about something.
And what would morality and ethics be? Morality is something that has value for society, such as the idea that "stealing is wrong." Ethics, on the other hand, is what aligns or not with morality, as in the thought: "for me, stealing is an act of survival, since, in society's view, I am marginalized." With this, we define that, although interconnected, all these topics have values, ethics, and, above all, reflection. Thus, the repetition of acts, the extraction of information, and the consumption of art are intrinsically linked to cognitive freedom and values built by past, present, and future societies.
In the old Disney, a time when animations had, beyond quality, soul, the moral lesson was a crucial factor for most children who consumed such works (and adults too!) to form a relationship of learning. Something that taught people something beyond "we are Disney, a company of great productions." And perhaps this is the biggest current criticism of Walt Disney Studios: the lack of personality that marked its past. I mention Disney because, among all companies past and present, it was the one that best worked with the debate about right, wrong, deserving, meritocracy, and ethics from a non-existent and fantastical universe.

Disney had artists who transformed ethical debates into such genuine formations in the relationship between being a good person and being a bad person—all without being afraid to point out right and wrong in their own story. And that's why many children from the 200s and backwards have favorite animation films from this company (I myself love The Fox and the Hound!). And so we arrive at the 1980s-2000 onwards: Studio Ghibli!
Studio Ghibli is a beautiful project by Hayao Miyazaki, a company ahead of its time that has made and continues to make its mark with its authorial voice, poetry, and its lessons on friendship, love, politics, and, mainly, humanization. And why does Studio Ghibli represent the present day? Miyazaki ensures that his project maintains its own characteristics even in current productions, like Ponyo (2008) and The Boy and the Heron (2023).
For this reason, Ghibli stands apart from current Disney productions, which, amidst so many projects, lost the soul of its films—those moral lessons, memorable teachings, and scenes that, even if heavy, had feeling enough to move us. Studio Ghibli remained faithful to its origins and is therefore considered the animation project that achieved the highest flights thanks to its originality and its teachings. Meanwhile, Disney evolved technically but regressed by believing that 3D, intense colors, and high stimulation would compensate for its successful past.
Therefore, yes, we have moral lessons in films. And despite the emphasis on animations, we find this in the film itself, in what it represented to us, and in what it achieved as it grew. Films end, and they will be good or bad, but as long as you think about it after the credits, it taught you something: something about cinema, something about life, or even what not to do in risky situations, as actor Tom Cruise does... Regardless, think about the film, see it with your own eyes, transform the film, shape what it means for you to see a character act the same or differently from you: the film will always mold itself to your eyes, and that is why we have what is called a work of art!
Comments
Post a Comment