TOP 5 | TOP 5 films from 70's
Apresentação (there's an english version below!)
Bom dia, tarde ou noite! Hoje inauguramos um novo quadro aqui da Cine&Castigo: TOP 5.
O novo quadro busca fomentar e intensificar os debates e também apresentar a mim e a vocês novas perspectivas e filmes, sejam de países, anos, décadas, etc.
O novo quadro busca fomentar e intensificar os debates e também apresentar a mim e a vocês novas perspectivas e filmes, sejam de países, anos, décadas, etc.
Hoje inauguramos com o TOP 5 filmes dos anos 70.
Os anos 70 foram conhecidos na área do cinema por ser um cinema extremamente plural, seja fantasiando, amando, dramatizando e até mesmo fazendo filmes de horror. Por isso, a lista será apenas um recorte de uma história completa (baseada em minha opinião).
Bem-vindos ao novo quadro, espero que gostem!
TOP 5 - 70's
5° - Copacabana, mon amour (1970) - Rogério Sganzerla
Copacabana, Mon Amour (1970) é um filme frenético e intenso de road trip dirigido pelo famoso diretor brasileiro Rogério Sganzerla. Conhecido por ser um cineasta de guerrilha por terras brasileiras, em Copacabana, Mon Amour a miséria carioca se transforma em um conto de romance literal, com formas de contar o filme baseadas em narrativas literárias, aqui em destaque, a poesia.
O filme acompanha Sônia, uma mulher que passa por diversas situações ao longo do filme. No entanto, seu início se dá graças à crença de que sua mãe está possuída.
Recomendo o filme para um público que busca consumir algo fora da bolha. Uma vez que grande parte do público da Cine&Castigo provém da América do Norte e da Europa, é uma ótima porta de entrada para o "caos" do cinema brasileiro!
4° - Wrong move (1975) - Wim Wenders
Em Wrong Move (1975), filme de Wim Wenders, retornamos com o tópico da literatura no cinema. Parte da trilogia que conta com Kings of the Road e Alice in the Cities, Wrong Move é uma road trip sobre Wilhelm, um rapaz que busca um propósito na vida. Entre idas e vindas, ele se junta a Mignon, uma jovem acrobata, e um idoso que competiu nas Olimpíadas de 1936.
O filme é repleto de citações que exaltam a poesia, o que transforma o que seria um filme tido como "comum" em um filme que se destaca na trilogia, embora muito subestimado. E, portanto, pode não ser de fato o melhor filme de Wim Wenders, mas isso se deve à sua ousadia de transformar o mundano em poesia, o mundano em literatura, o mundano em realidade...
O filme é recomendado para todos os públicos. Assumindo um tom cômico e irônico, pode se comunicar tanto com os cinéfilos de plantão quanto com o público comum; enfim, um típico filme de Wim Wenders.
3° - The Wicker Man (1973) - Robin Hardy
The Wicker Man (1973) foi um marco para o cinema de terror dos anos 70, e sua complexidade e versatilidade ao lidar com o terror dentro de seu gênero ecoa até os dias atuais, tendo certa influência em filmes como The Witch (2015) e Midsommar (2019). Tendo consolidado a vertente do Folk Horror – subgênero conhecido como o terror do dia; ou melhor dizendo, o terror que vibra cores, luzes e culturas –, gerando assim toda uma cultura acerca do real potencial do gênero de terror.
A trama acompanha uma ilha isolada no Reino Unido, quando um policial chega para investigar o sumiço de uma garotinha. Conforme a investigação avança, o policial nota divergências narrativas no crime e, cada vez mais envolvido, a ilha demonstra uma vida própria: aquele povoado escondia um segredo.
Recomendo o filme – com urgência!!! – a todos que, assim como eu, amam o folk horror, mas também àqueles que buscam algo diferente dentro do gênero.
2° - Je, Tu, Il, Elle (1974) - Chantal Akerman
Je, Tu, Il, Elle (1974) foi o primeiro longa da cineasta Chantal Akerman. Com um orçamento limitado, a diretora ousa e decide usar o poder da imagem ao longo do tempo para construir a imersão em cada segundo do filme. Chantal, que também atua no longa, usa a sua própria imagem para enfatizar a rotina degradante de sua personagem, esta que ainda está conhecendo seu próprio universo, seja em sexualidade ou em questão de sua sobrevivência.
Não considero o longa um filme comum, mas sim uma experiência. A história não é inovadora, tampouco interessante, mas ela faz com que sejamos sugados para dentro de uma realidade que dói. Dói ver a depressão sendo expressada, mas é aliviante conhecer cada vez mais aquela personagem conforme ela mesma se conhece.
Chantal Akerman não é uma cineasta para qualquer um. Logo, o filme é recomendado para aqueles que buscam expandir horizontes. E, apesar de ser um filme conhecido em nosso nicho, nem sempre vai agradar, tantos cinéfilos, e muito menos o público comum. No entanto, enfatizo a qualidade narrativa do longa, que, mesmo se não gostar, irá ensinar muito sobre a história de Chantal e do cinema em relação ao tempo.
1° - Phantom of the Paradise (1974) - Brian de Palma
Phantom of the Paradise (1974) é uma adaptação do clássico literário sobre Fausto, o homem que vendeu a alma. No entanto, De Palma adapta novamente em seu exímio roteiro e une o conto de Fausto à famosa história do Fantasma da Ópera, resultando assim em um filme lindo sobre música, horror e imoralidades acerca da indústria musical e da ética, tanto do artista, quanto da arte em si, quanto da própria indústria.
Já perdi a conta de quantas vezes vi esse filme, e muito disso tem nome e sobrenome: Jessica Harper. Apesar de não ser a personagem principal, Jessica encanta com sua voz, o que transforma o filme em um disco completo de trilha sonora, além de fazer uma dupla incrível com o protagonista, transformando cada minuto do longa em algo valioso, divertido e artisticamente completo para o público.
O filme é recomendado a todos os públicos, uma vez que aborda histórias que já são consideradas populares, culturas e mitos conhecidos no mundo todo.
Mas por que o primeiro lugar? O filme é altamente acessível. Diferente dos antes citados, ele tem o apelo de blockbuster sem perder sua essência, o que facilitaria à nova geração adentrar no cinema hollywoodiano antigo, explorar cada vez mais esse universo e, consequentemente, desenvolver o repertório necessário para, enfim, desenvolver interesses em filmes como os de Chantal Akerman e de Sganzerla.
Conclusão
E assim terminamos nosso primeiro TOP 5. Sintam-se livres para opinar, comentar e compartilhar conosco o seu TOP 5.
Semana que vem voltamos com... TOP 5 | Cinema francês!!!
ENG:
Presentation
Good morning, afternoon, or evening! Today, we are launching a new segment here at Cine&Castigo: TOP 5.
This new segment aims to foster and intensify debates and also introduce new perspectives and films to you and me, whether from different countries, years, decades, etc.
We are kicking it off today with the TOP 5 films of the 70s.
The 70s were known in the cinema world for being an extremely plural era, with films that fantasized, loved, dramatized, and even made horror movies. Therefore, this list is just a glimpse of a complete story (based on my opinion).
Welcome to the new segment, I hope you like it!
TOP 5 - 70's
5th - Copacabana, mon amour (1970) - Rogério Sganzerla
Copacabana, Mon Amour (1970) is a frenetic and intense road trip film directed by the famous Brazilian director Rogério Sganzerla. Known for being a guerrilla filmmaker in Brazilian lands, in Copacabana, Mon Amour, the misery of Rio de Janeiro is transformed into a literal romance tale, with storytelling forms based on literary narratives, here highlighting poetry.
The film follows Sônia, a woman who goes through various situations throughout the film. However, it begins due to her belief that her mother is possessed.
I recommend this film for an audience looking to consume something outside the bubble. Since a large part of the Cine&Castigo audience comes from North America and Europe, it's a great gateway to the "chaos" of Brazilian cinema!
4th - Wrong Move (1975) - Wim Wenders
In Wrong Move (1975), a film by Wim Wenders, we return to the topic of literature in cinema. Part of a trilogy that includes Kings of the Road and Alice in the Cities, Wrong Move is a road trip about Wilhelm, a young man searching for a purpose in life. Through comings and goings, he joins Mignon, a young acrobat, and an old man who competed in the 1936 Olympics.
The film is full of citations that exalt poetry, which transforms what would be considered a "common" film into one that stands out in the trilogy, although it is very underrated. And therefore, it might not actually be Wim Wenders' best film, but that's due to its audacity to turn the mundane into poetry, the mundane into literature, the mundane into reality...
The film is recommended for all audiences. Assuming a comical and ironic tone, it can communicate both with seasoned cinephiles and the general public; in short, a typical Wim Wenders film.
3rd - The Wicker Man (1973) - Robin Hardy
The Wicker Man (1973) was a landmark for 1970s horror cinema, and its complexity and versatility in dealing with terror within its genre echo to this day, having some influence on films like The Witch (2015) and Midsommar (2019). It consolidated the strand of Folk Horror – a subgenre known as daytime horror; or rather, the horror that vibrates with colors, lights, and cultures – thus generating an entire culture about the real potential of the horror genre.
The plot follows an isolated island in the UK, where a police officer arrives to investigate the disappearance of a little girl. As the investigation progresses, the officer notices narrative discrepancies in the crime and, becoming increasingly involved, the island demonstrates a life of its own: that village hid a secret.
I recommend the film – urgently!!! – to everyone who, like me, loves folk horror, but also to those looking for something different within the genre.
2nd - Je, Tu, Il, Elle (1974) - Chantal Akerman
Je, Tu, Il, Elle (1974) was the first feature film by filmmaker Chantal Akerman. With a limited budget, the director takes a risk and decides to use the power of the image over time to build immersion in every second of the film. Chantal, who also stars in the feature, uses her own image to emphasize the degrading routine of her character, who is still getting to know her own universe, be it in terms of sexuality or her survival.
I don't consider the feature a common film, but rather an experience. The story is not innovative, nor is it particularly interesting, but it makes us get sucked into a reality that hurts. It hurts to see depression being expressed, but it is relieving to get to know that character more and more as she gets to know herself.
Chantal Akerman is not a filmmaker for everyone. Therefore, the film is recommended for those seeking to expand their horizons. And, although it is a well-known film in our niche, it won't always please even cinephiles, let alone the general public. However, I emphasize the narrative quality of the feature, which, even if you don't like it, will teach you a lot about Chantal's story and about cinema in relation to time.
1st - Phantom of the Paradise (1974) - Brian de Palma
Phantom of the Paradise (1974) is an adaptation of the literary classic about Faust, the man who sold his soul. However, De Palma adapts it again in his excellent script and combines the tale of Faust with the famous story of The Phantom of the Opera, resulting in a beautiful film about music, horror, and immoralities regarding the music industry and ethics, both of the artist, the art itself, and the industry itself.
I've lost count of how many times I've seen this film, and a lot of that has a first and last name: Jessica Harper. Although she is not the main character, Jessica enchants with her voice, which transforms the film into a complete soundtrack album, in addition to making an incredible duo with the protagonist, turning every minute of the feature into something valuable, fun, and artistically complete for the audience.
The film is recommended for all audiences, as it addresses stories that are already considered popular, cultures, and myths known worldwide.
But why first place? The film is highly accessible. Unlike the ones mentioned before, it has blockbuster appeal without losing its essence, which would make it easier for the new generation to delve into old Hollywood cinema, explore this universe more and more, and, consequently, develop the necessary repertoire to, finally, develop interests in films like those by Chantal Akerman and Sganzerla.
Conclusion
And so we conclude our first TOP 5. Feel free to give your opinion, comment, and share your TOP 5 with us.
Next week we return with... TOP 5 | French Cinema!!!
Comments
Post a Comment