Off-Session | The portrait of love and how the time changed our perspective: a tale of cinema and real life!

 There's an english version below


Português: 

O que é o amor? Amor é um movimento involuntário e abstrato que molda a sociedade como uma mãe cuida de um filho; é nos detalhes que notamos a presença dele, como uma carícia no rosto, um abraço, um beijo... Dostoiévski, escritor, fez um livro onde pouco sabemos do personagem principal, pois o mesmo está muito mais interessado em focar sua atenção, seu olhar enquanto pessoa, na sua amada. E Shakespeare dizia: "duvide da luz dos astros, de que o Sol tenha calor, duvide até da verdade, mas confie em meu amor"; nota-se que o amor enquanto literatura é vívido, dramático, algo pesado que, em sua métrica, em seu formato enquanto palavra, se torna algo bonito e singelo.

E partimos então para o cinema: o amor no cinema é dividido em etapas, por volta dos anos 60-80, quando o cinema rejuvenescia uma linguagem recém-saída do cinema mudo, as palavras se tornaram uma ferramenta que auxiliava a narrativa a enfatizar demarcações, sentimentos e até mesmo uma ajuda para o "caminhar" da narrativa. O cinema se torna uma verdadeira experimentação de sua própria linguagem; antes, o que eram textos e atuações caricatas se tornaram palavras de afirmação, reações (nem tanto) espontâneas e que futuramente moldariam todo um mercado.

Mas vamos para o que interessa: como desenvolverei esse tema? Selecionei 3 filmes de Hollywood, por ser o principal mercado, e vamos debater como esses filmes representam o amor no cinema no passado, presente e futuro (a nova geração). E, primeiro de tudo, voltamos a esclarecer: o amor não é apenas romântico! (apesar do foco do texto!).



O primeiro filme será Badlands (1973). Sem muita enrolação, a Nova Hollywood vinha para quebrar as moralidades de uma sociedade conservadora; nisso, Terrence Malick restaura a história de Bonnie & Clyde e adapta para sua linguagem: o que antes era uma história sobre um crime em relação ao romance, se torna um romance em relação ao crime. São temas diferentes quando o assunto é opção narrativa, mas vamos ao que importa: o que é amor em Badlands? Amor em Badlands é uma forma de rebeldia, uma configuração do que a juventude estadunidense, e de certa forma global, romantizava na época. Era um amor idealizado, e essa idealização vinha não só da carência, mas também pelo ato de ser livre, de se ver liberto das amarras da sociedade e ainda assim estar acompanhado por alguém a quem se nutre carinho, afeto... E isso se perdeu durante os anos, pois, de alguma forma, a sociedade não vê mais a necessidade da revolta, pois há uma montagem, um molde que transforma a liberdade em uma vida "comum", um regresso enquanto a visão ideal de uma vida a dois. E não é sobre cometer crimes com seu amor, mas sim buscar a liberdade individual e ainda assim amar, coisa que nos anos 60 não era possível, pois o conservadorismo limitava moralmente os homens e politicamente as mulheres; por isso, a liberdade sequer era uma possibilidade. Logo, o amor e a liberdade foram, por um bom tempo, um sonho americano!



O segundo filme será Before Sunrise (1995). Ainda sobre a idealização do amor, o regresso da sociedade em relação ao conservadorismo trouxe-nos um benefício: a profundidade em relação ao amor. Before Sunrise se torna um clássico cult pois traduz bem o que foi ser um jovem adulto nos anos 90: ser um sonhador em ascensão, onde, apesar da moral, a economia dos grandes centros estava crescendo, havia uma esperança. E Jesse é a prova viva disso, um jovem estadunidense que sai de seu país buscando a descoberta, o novo. Já Celine não estava preparada; ela aceitou uma idealização de Jesse antes mesmo de conversar com ele, é uma regra básica onde a suposição inconsciente já nos leva a acreditar que a pessoa pode ou não ser aceita em seu ciclo. Sendo assim, Linklater constrói um universo perfeito que nos faz apaixonar por um casal, casal este que não sabe se vai se reencontrar, mas viveu aquela noite em Viena como se fossem ficar juntos para toda a vida. Não existe amor sem política, não existe política sem amor. Então, o amor nos anos 90 foi marcado pela esperança, pela renascença pessoal e política da sociedade.




O próximo e último filme será Blue Valentine (2010), de Derek Cianfrance. Como filme, vemos o surgimento e o declínio de uma relação, um detalhe que merece destaque, pois até então havia uma supervalorização da felicidade no início dos anos 2000, com filmes como When Harry Met Sally, entre outros. Mas, de certa forma, a busca pelo real no cinema contemporâneo fez com que a abordagem sobre relacionamentos se tornasse violenta, onde exploravam a solidão, o abandono, a violência e a traição. Filmes como Blue Valentine demonstram que, em visão social, a população entrou em uma necessidade de se ver refletida nas telonas, quase como um espelho onde pudessem se identificar não só pelos momentos bons, mas também pelos ruins e, portanto, se enxergar como um ser humano falho. Os anos 2000-2020 foram marcados pela realidade no cinema, mas também pelo ponto de equilíbrio do desejo da liberdade, da meta de vida financeira e também sobre a visão política que se deturpou ao passar dos anos.

Então, para finalizar, deixo a questão: o cinema, a política e a idealização, que se identifica como construção social do ideal, deixam as pessoas mais, ou menos, suscetíveis a amar? Não vou responder, mas como preciso de um final, na minha visão, sim!



English: 


What is love? Love is an involuntary and abstract movement that shapes society like a mother cares for her child; it is in the details that we notice its presence, like a caress on the face, a hug, a kiss... Dostoevsky, a writer, wrote a book where we know little about the main character, as he is far more interested in focusing his attention, his gaze as a person, on his beloved. And Shakespeare said: "Doubt thou the stars are fire; Doubt that the sun doth move; Doubt truth to be a liar; But never doubt I love"; one notes that love in literature is vivid, dramatic, something heavy that, in its meter, in its format as a word, becomes something beautiful and simple.




And then we move on to cinema: love in cinema is divided into stages, around the 60s-80s, when cinema was rejuvenating a language recently emerged from silent film, words became a tool that helped the narrative to emphasize demarcations, feelings, and even an aid for the narrative's "progress." Cinema becomes a true experimentation of its own language; before, what were texts and caricatured performances became words of affirmation, (not so) spontaneous reactions that would later shape an entire market.

But let's get to what matters: how will I develop this theme? I selected 3 Hollywood films, as it is the main market, and we will discuss how these films represent love in cinema in the past, present, and future (the new generation). And, first of all, let's be clear: love is not just romantic!




The first film will be Badlands (1973). Without much beating around the bush, the New Hollywood came to break the moralities of a conservative society; in this, Terrence Malick restores the story of Bonnie & Clyde and adapts it to his language: what was once a story about a crime in relation to romance, becomes a romance in relation to a crime. They are different themes when it comes to narrative choice, but let's get to what matters: what is love in Badlands? Love in Badlands is a form of rebellion, a configuration of what American youth, and in a way global youth, romanticized at the time. It was an idealized love, and this idealization came not only from neediness, but also from the act of being free, of seeing oneself freed from the shackles of society and still being accompanied by someone for whom one feels tenderness, affection... And this was lost over the years because, in a way, society no longer sees the need for revolt, as there is a setup, a mold that transforms freedom into a "common" life, a regression regarding the ideal vision of a life for two. And it's not about committing crimes with your love, but rather seeking individual freedom and still loving, something that in the 60s was not possible because conservatism limited men morally and women politically; therefore, freedom was not even a possibility. Thus, love and freedom were, for a long time, an American dream!




The second film will be Before Sunrise (1995). Still about the idealization of love, society's regression in relation to conservatism brought us a benefit: depth in relation to love. Before Sunrise becomes a cult classic because it translates well what it was like to be a young adult in the 90s: being a dreamer on the rise, where, despite morals, the economy of major centers was growing, there was hope. And Jesse is living proof of this, a young American who leaves his country seeking discovery, the new. Celine, however, was not prepared; she accepted an idealization of Jesse even before talking to him, it's a basic rule where unconscious assumption already leads us to believe whether a person can or cannot be accepted into our circle. Thus, Linklater builds a perfect universe that makes us fall in love with a couple, a couple who don't know if they will meet again, but lived that night in Vienna as if they were going to be together for a lifetime. There is no love without politics, there is no politics without love. So, love in the 90s was marked by hope, by the personal and political renaissance of society.




The next and final film will be Blue Valentine (2010), by Derek Cianfrance. As a film, we see the emergence and decline of a relationship, a detail that deserves highlight because until then there was an overvaluation of happiness in the early 2000s with films like When Harry Met Sally, among others. But, in a way, the search for the real in contemporary cinema meant that the approach to relationships became violent, exploring loneliness, abandonment, violence, and betrayal. Films like Blue Valentine demonstrate that, from a social perspective, the population developed a need to see themselves reflected on the big screen, almost like a mirror where they could identify not only with the good moments but also with the bad ones and, therefore, see themselves as flawed human beings. The 2000s-2020s were marked by reality in cinema, but also by the balancing point of the desire for freedom, the goal of financial life, and also by the political vision that became distorted over the years.




So, to conclude, I leave the question: do cinema, politics, and idealization, which identifies itself as the social construction of the ideal, make people more, or less, susceptible to love? I won't answer, but since I need an ending, in my view, yes!


Comments