Music + Cinema = Revolution!

There's an english version below!


Música + Cinema = Revolução!


Assim que terminei The Punk Singer (2013), senti que precisava associar a revolta da música — não pela música em si, mas por músicos e músicas que utilizaram o cinema para transformar uma perspectiva, uma interpretação ou até mesmo ressignificar uma poesia. No melhor dos casos, para rejuvenescer o sentimento de revolta, de sentir a insatisfação e fazer algo a partir dessa questão de insegurança e desejo. O filme em si diz muito sobre Kathleen Hanna e sua trajetória, mas, usando este material, vamos distribuir em pedaços o porquê de o cinema ser um divisor de águas nas carreiras — de início, meio e fim — de importantes músicos, ou até mesmo a importância da música em momentos específicos ou em uma cena marcante.



Antes de tudo, gostaria de ressaltar que a música é a forma de arte mais consumida do mundo, seguida da escrita. Portanto, ao assistirmos a um filme, podemos associá-lo diretamente a uma trilha sonora, ou até mesmo àquela sensação de sinestesia: “essa cena parece essa música”. Isso se deve ao costume. O costume por si só não sustenta uma visão de mundo, uma vez que a música que estamos definindo não é aquela que toca em rádios, mas sim em lugares de nicho. Nicho é uma palavra muito importante, pois define um grupo, e esse grupo irá sustentar toda uma experiência: a partir do nicho, a música deixa de vagar no senso comum e passa a integrar uma linha de raciocínio grupal. Mas como associamos isso ao cinema?

Temos diversas trilhas sonoras marcantes, mas quero ressaltar que nosso objetivo neste texto é associar artistas que já possuem uma carreira consolidada na música ao cinema, seja em ficção ou documentários. E entramos assim em um filme que muitos odeiam, mas eu gosto muito: The Runaways, filme sobre a banda The Runaways, formada por Joan Jett e Cherie Currie. Esse filme trabalha muito bem a realidade através da música, uma trajetória que exibe, por meio de uma câmera, a importância da música para o filme em si, mas também para a trajetória pessoal daquela banda, com temas explorados sendo teleguiados pelas músicas. Isso faz com que o potencial de uma canção pré-concebida seja explorado de diversas maneiras, mas que, num contexto da indústria cinematográfica, aquela música, naquele determinado momento, é oito ou oitenta: pode ser um momento marcante na história do cinema ou um momento totalmente esquecível. Por isso, quando pegamos uma banda já existente para colocar em um filme, precisamos nos certificar de que o impacto seja tão forte quanto a empregabilidade da narrativa acerca de um tema — neste caso, a rebeldia.



Então, a rebeldia… A rebeldia citada provém da insatisfação desses nichos, e o cinema faz parte da divulgação de mídias. E como estamos falando do movimento punk, podemos citar filmes que fazem parte dessa característica, como *Lilya 4-Ever*, Christiane F., Times Square, entre outros. A música está presente em todos esses, com diferentes culturas, de diferentes países. Mas a ressalva é: a arte musical, quando associada ao cinema, é um casamento onde ambos se fortalecem, ambos se tornam dependentes e, por isso, precisam de um contexto maior para que, se estudados, o cenário se mostre uma teia de aranha.

E, por fim, a música, o cinema, a arte… Tudo está coligado, nem que seja pela vontade de mudar o mundo. Seja ele bom ou ruim, o ideal ainda é a principal fonte de ligação entre as pessoas, consequentemente ressignificando a política conforme seus nichos mudam. E talvez essa seja a beleza de entender o mundo, de abraçar sua pluralidade e de intensificar os seus desejos, sejam eles bons ou ruins. Um ideal é um conjunto de ideias, sofrimentos e saberes — por isso, um consciente social que, em prática, é uma ferramenta de poder assíduo. Assumidamente, uma forma muito importante de negociar o que é ou não eficaz na linguagem cinematográfica é utilizar-se da música como forma de transformar uma narrativa, enfatizando sensações, potencial emotivo e, principalmente, casando o útil ao agradável. E, no final, a trilha sonora mais eficaz é aquela que transforma uma cena comum em uma cena com profundidade!



English: 


Music + Cinema = Revolution!


As soon as I finished The Punk Singer (2013), I felt the need to connect with the revolt of the music—not through the music itself, but through musicians and songs that used cinema to transform a perspective, an interpretation, or even to re-signify a poetry. In the best cases, to rejuvenate the feeling of revolt, to feel the dissatisfaction and do something through that sense of insecurity and desire. The film itself says a lot about Kathleen Hanna and her trajectory, but, using this material, let's break down why cinema is a turning point in the careers—beginning, middle, and end—of important musicians, or even the importance of music in specific moments or just one memorable scene.

First of all, I would like to emphasize that music is the most consumed art form in the world, followed by writing. Therefore, when we watch a movie, we can directly associate it with a soundtrack, or even with that feeling of synesthesia: "this scene feels like this song." This is due to habit. Habit alone does not sustain a worldview, since the music we are defining is not the kind played on the radio, but rather in niche spaces. Niche is a very important word, as it defines a group; this group will sustain an entire experience: from the niche, music stops wandering in the commonplace and starts integrating a group line of reasoning. But how do we associate this with cinema?




We have many memorable soundtracks, but I want to emphasize that our goal in this text is to associate artists who already have an established career in music with cinema, be it in fiction or documentaries. And this leads us to a film that many people hate, but that I like very much: The Runaways, a film about the band The Runaways formed by Joan Jett and Cherie Currie. This film portrays reality very well through music, a trajectory that shows, through the camera, the importance of music for the film itself, but also for the personal journey of that band, with explored themes being guided by the songs. This allows the potential of a pre-conceived song to be explored in various ways, but within the context of the film industry, that song, at that specific moment, is hit or miss: it can be a landmark moment in cinema history, or a completely forgettable one. That's why, when we take an existing band to place in a movie, we need to ensure that the impact is as strong as the employability of the narrative concerning a theme—in this case, rebellion.

So, rebellion... The cited rebellion stems from the dissatisfaction of these niches, and cinema is part of media dissemination. And since we are talking about the punk movement, we can mention films that are part of this characteristic, such as *Lilya 4-Ever*, Christiane F., Times Square, among others. Music is present in all of them, with different cultures, from different countries. But the caveat is: musical art, when associated with cinema, is a marriage where both strengthen each other, both become dependent, and therefore need a broader context so that, if studied, the scenario reveals itself as a spider's web.




And finally, music, cinema, art... Everything is connected, even if just by the desire to change the world. Whether for good or bad, the ideal is still the main source of connection between people, consequently re-signifying politics as their niches change. And perhaps this is the beauty of understanding the world, of embracing its plurality, and of intensifying your desires, be they good or bad. An ideal is a set of ideas, sufferings, and knowledge—hence, a social consciousness which, in practice, is a consistent tool of power. Admittedly, a very important way to determine what is or is not effective in cinematic language is to use music as a means to transform a narrative, emphasizing sensations, emotional potential, and, most importantly, marrying the practical with the pleasant. And in the end, the most effective soundtrack is the one that turns an ordinary scene into a scene with depth!







Post a Comment

Previous Post Next Post