There's an english version below!
PT:
É como se a poesia, tão crua e visceral, tivesse se encontrado com uma câmera. Juntas, elas criaram as lentes que filmaram Un Homme Et Une Femme (1966). É tão doce, que chega a amargar. É tão amável, que se torna violento: é uma agressão; uma relação de codependência tão intrinsecamente maldosa que torna o filme uma verdadeira representação do que é o amor, o luto, a solidão.
Assim, o longa transmite causas e consequências que se fundem à linha do tempo, confusa. Junto da lindíssima montagem, somos transportados de um filme melodramático para uma exploração íntima do passado, presente e futuro daqueles personagens. Portanto, quando paramos para analisar o filme como um todo, o que fica na recordação são seus sentimentos, estes, acima de sua narrativa.
O luto em um relacionamento tende a ser algo extremamente pesado, principalmente quando um dos cônjuges falece. É como encontrar todo um percurso de vida: cada passo, cada respiração se torna algo claro. E ainda assim, só temos essa claridade por conta do compartilhamento. Viver em dois, que possivelmente se tornam mais... E o abandono, no final das contas, é o mais difícil.
Terminar uma vida sem dizer um "adeus" é como conviver com o vácuo: quando você está na cama, olha para o seu lado e não vê ninguém; ao acordar de manhã, não tem a companhia de sempre; e em dias frios, aquela pessoa que parava para te observar, com a desculpa de que era somente por causa da sua beleza, já não existe mais. Tudo sobre o luto é algo de repente, e nem mesmo sabemos se vamos nos reencontrar. Assim, amar além do limite se transforma em paz espiritual.
Por outro lado, quando falamos de recomeços, nossas memórias mais claras são as da infância: quando seus amigos se afastaram, mas você conquistou outros; quando mudaste de escola, mas logo estava em uma nova, entre outros. Por mais simples que possa ser, recomeços requerem muita coragem, uma vez que entrar na novidade é algo fácil, mas abandonar a sua história não é.
Amadurecer a ideia e, ainda assim, valorizá-la é provavelmente o principal motivo para que a sociedade como um todo seja infeliz, a geração da depressão.
Trazendo a reflexão ao filme, amar e recomeçar são sinônimos nessa narrativa, que valoriza muito mais a forma, o modo, o jeito de contar determinada história, do que necessariamente ser uma história linear "comum". Quero dizer que, quando somos envoltos nesse universo cheio de melancolia, sentimos muito mais do que entendemos.
Outrora, seja um filme de romance que ensina sobre valores éticos acerca do citado luto, amizade, romance e paternidade. Por fim, é um dos filmes mais lindos esteticamente que eu já vi do cinema francês: teria tudo para ser um filme de amor, e, no final, é um mix de horror e romance!
ENG:
It is as if poetry, so raw and visceral, met a camera. Together, they created the lenses that filmed Un Homme Et Une Femme (1966). It is so sweet that it becomes bitter. It is so kind that it turns violent: it is an aggression; a relationship of codependence so intrinsically spiteful that it makes the film a true representation of what love, grief, and solitude are.
Thus, the film conveys causes and consequences that blend into a confused timeline. Along with the beautiful editing, we are transported from a melodramatic film to an intimate exploration of those characters' past, present, and future. Therefore, when we stop to analyze the film as a whole, what remains in our memory are its feelings, these, above its narrative.
Grief within a relationship tends to be extremely heavy, especially when one of the spouses passes away. It is as if you encounter an entire life's journey: every step, every breath becomes something clear. And yet, we only have this clarity because of the sharing. Living as a pair, which possibly becomes more... And abandonment, in the end, is the most difficult part.
To end a life without saying "goodbye" is like living with a vacuum: when you are in bed, you look to your side and see no one; when you wake up in the morning, you don't have the usual company; and on cold days, that person who would stop to watch you with the excuse that it was just because of your beauty, is no longer there. Everything about grief is sudden, and we don't even know if we will ever meet again. Thus, loving beyond the limit transforms into spiritual peace.
On the other hand, when we talk about new beginnings, our clearest memories are from childhood: when your friends drifted away, but you gained others; when you changed schools, but soon were in a new one, among others. However simple it may seem, new beginnings require a lot of courage, since stepping into novelty is easy, but abandoning your history is not.
Maturing the idea and still valuing it is probably the main reason why society as a whole is unhappy, the generation of depression.
Bringing the reflection back to the film, loving and starting over are synonymous in this narrative, which values the form, the manner, the way of telling a certain story much more than necessarily being a "common" linear story. I mean that when we are immersed in this universe full of melancholy, we feel much more than we understand.
Furthermore, it is a romance film that teaches about ethical values concerning the aforementioned grief, friendship, romance, and parenthood. Finally, it is one of the most aesthetically beautiful films I have ever seen in French cinema: it had all the ingredients to be a love story, and in the end, it is a mix of horror and romance
Comments
Post a Comment