The Terence Davies Trilogy: Is there an end to the search for identity?

There's an english version below!

Visão geral

Ao longo de 3 curtas, acompanhamos Robert Tucker, um jovem religioso em busca de viver sua identidade sem reprimir características primordiais de seu amadurecimento - que flerta diretamente com sua personalidade. Tucker se mostra uma pessoa carinhosa ao longo de toda a vida, alguém que, mesmo sendo vítima da sociedade, de seus colegas de escola e de um sistema religioso que transforma sua existência em martírio, ainda assim busca ser bondoso.

Mas o que faz de Tucker uma pessoa bondosa? Por si só, Tucker nasceu em uma condição de vítima, pois mesmo que sua estrutura familiar tenha sido ideal em algum momento, ainda na infância ele descobriu que a traição está associada à violência. É assim que entramos na religião e sua relação abusiva com Tucker.

A religião é um termo frequentemente utilizado como algo aliviador, algo que respira entre nossos pulmões e revigora. No entanto, para aqueles que cresceram em ambientes religiosos, muitas vezes são levados a crer que a religião deve sempre estar acima da liberdade individual, onde nossas escolhas, tanto profissionais quanto pessoais, devem ser guiadas com o intuito de servir a uma entidade. E assim, Tucker, em todas as suas confissões, expressava indiretamente como se enxergava perante o que realmente era: ele se via durante toda a vida como um pecado ambulante, por ser um homem homossexual.

Por fim, são 3 curtas muito intensos e pessoais, que refletem profundamente sobre o poder da igreja, das relações familiares e da violência estrutural e individual sofrida por uma pessoa. É recomendável assistir aos filmes com cautela, por abordarem temas delicados. Por outro lado, é puro aprendizado!


Children  

Violência em busca de algo



Children é a primeira parte da trilogia, onde acompanhamos uma fase que serviria de base para todo o seguimento: a infância. Como todo filme que trata da formação de identidade, temos aqui uma complexidade narrativa formada por violência, indagações, suspense social e violência estrutural, algo político além da individualidade.

Moldar um ser humano é uma das tarefas mais complicadas na construção de uma sociedade. Essa sociedade é uma base de conhecimentos que podem ser individuais, grupais e, na base da pirâmide, a moral popular. Destacamos aqui a moral, pois Tucker cresceu em um ambiente religioso, onde cada detalhe do seu desenvolvimento está relacionado à cristandade, seja numa decisão menor ou, no seu caso, sua própria existência e expressão como ser humano. Ser quem realmente é, para Tucker, sempre foi um motivo de punição. Por isso, ele carregará esse fardo para sempre.

Se o que é moldado durante a infância for bem-sucedido, encontramos na lógica do opressor uma razão para Tucker se tornar uma pessoa minimamente violenta ou, em menor escala, sempre insatisfeita. Mas há uma segunda possibilidade: neste caso, a escolhida foi a omissão, o que nos leva ao segundo curta.




Madonna and Child 

Identidade


Em Madonna and Child vemos Tucker adulto, por volta de seus 30 anos, como um homem omisso. Ele não parece ter vida, momentos de felicidade genuína ou tristeza. Sua experiência é pesada e carregada, mas ele não vive numa realidade de felicidade ou tristeza; é um homem que existe sem expressão em ideias, sentimentos ou atitudes.

Nos raros momentos de individualidade, Tucker demonstra ter reconhecido seu ideal de prazer, um caminho ainda mais difícil devido ao preconceito. Isso nos leva à culpa cristã, um conceito que estuda o que a filosofia cristã exige de seus seguidores: o famigerado pecado. Aprofundando o debate com fatos históricos, vemos que em toda sociedade cristã houve um investimento de ideias e capital pelo clero. A ideia do pecado tem um caráter punitivista, onde o pecador é visto como vítima e agressor, enquanto o clero assume uma posição de superioridade. Essa relação é primordialmente de abuso de poder, algo ainda presente hoje, mesmo com a perda de força da igreja, mas com militares tendo livre arbítrio para o abuso.

Concluímos Madonna and Child com a ideia de que a igreja pune aqueles que vão contra seus ideais com um punitivismo fraco, mas que controla o indivíduo tanto individual quanto estruturalmente para se manter. Tucker é uma vítima de ambos.


Death and Transfiguration 

Esse é o fim?


Chegamos à terceira idade. Tudo o que vimos até aqui levaria a uma redenção, mas redenção de quê? De um homem que teve uma vida sofrida e sentiu culpa por ser algo que não deveria machucar ninguém. Não há redenção individual para quem nunca fez nada de errado. No contexto cristão, a redenção de Tucker foi sua morte: lenta, solitária, onde o amor já nada podia fazer, e apenas a solidão era eficaz.

Sua busca por identidade nunca foi bem-sucedida. Tucker aprendeu a ser omisso, a se esconder, e manteve isso até o fim da vida, sem muito o que fazer, mas com muito a expressar. Ele trocou sua liberdade e ética pela devoção a um Deus cuja existência ele nem sabia. Foi vítima de uma doutrina ainda presente hoje.

A trilogia de Terence Davies, na minha opinião, é uma demonstração exímia do poder e da hipocrisia cristã em relação ao amor e à individualidade. São três filmes que nos ensinam a amar, a reconhecer e impor nossos limites e, principalmente, a valorizar nossa liberdade ao longo da vida. Tucker é um homem livre, mas precisou sofrer e morrer para isso.





English: 

Overview


Across 3 short films, we follow Robert Tucker, a religious young man seeking to live his identity without suppressing fundamental aspects of his maturation - which directly flirts with his personality. Tucker shows himself to be a caring person throughout his life, someone who, even as a victim of society, his schoolmates, and a religious system that turns his existence into martyrdom, still strives to be a kind person.

But what makes Tucker a kind person? Inherently, Tucker was born into a victimized condition because, even if his family structure was ideal at some point, he discovered in his childhood that betrayal is associated with violence. This is how we enter into religion and its abusive relationship with Tucker.

Religion is a term often used as something relieving, something that breathes between our lungs and revitalizes. However, for those who grew up in religious environments, they are often led to believe that religion must always come above individual freedom, where our choices, both professional and personal, must always be guided by the intention to serve an entity. And so, Tucker, in all his confessions, indirectly expressed how he saw himself for who he truly was: he viewed himself throughout his entire life as a walking sin, because he was a homosexual man.

In conclusion, these are 3 very intense and personal short films that deeply reflect on the power of the church, family relationships, and the structural and individual violence inflicted upon a person. It is advisable to watch the films with some caution, as they deal with sensitive themes. On the other hand, it is learning in its purest form!


Children - Violence 


Children is the first part of the trilogy, where we follow a phase that would serve as the foundation for the entire sequence: childhood. Like any film dealing with identity formation, we have a narrative complexity formed by violence, questioning, social suspense, and structural violence, something political beyond individuality.

Shaping a human being is one of the most complicated tasks in building a society. This society is a base of knowledge that can be individual, group-based, and, at the base of the pyramid, popular morality. We highlight morality here because Tucker grew up in a religious environment, where every detail of his development was related to Christendom, be it a minor decision or, in his case, his very existence and expression as a human being. Being who he really is, for Tucker, was always a reason for punishment. Therefore, he will carry this burden forever.

If what is shaped during childhood is successful, we find in the logic of the oppressor a reason for Tucker to become a minimally violent person or, on a smaller scale, perpetually dissatisfied. But there is a second possibility: in this case, the chosen path was omission, which leads us to the second short film.




Madonna and Child - Identity


In Madonna and Child, we see Tucker as an adult, around 30 years old, as an omitted man. He doesn't seem to have a life, moments of genuine happiness, or sadness. His experience is heavy and burdened, but he doesn't live in a reality of happiness or sadness; he is a man who exists without expression in ideas, feelings, or attitudes.

In rare moments of individuality, Tucker demonstrates having recognized his ideal of pleasure, a path even more difficult due to prejudice. This leads us to Christian guilt, a concept that studies what Christian philosophy demands of its followers: the infamous sin. Delving into the debate with historical facts, we see that in every Christian society there was an investment of ideas and capital by the clergy. The idea of sin has a punitive character, where the sinner is seen as both victim and aggressor, while the clergy assumes a position of superiority. This relationship is primarily one of power abuse, something still present today, even with the loss of the church's strength, but with military personnel having free will for abuse.

We conclude Madonna and Child with the idea that the church punishes those who go against its ideals with a weak punitivism, but one that controls the individual both individually and structurally to maintain itself. Tucker is a victim of both.




Death and Transfiguration - Is this the end?


We arrive at old age. Everything we've seen so far would lead to a redemption, but redemption from what? From a man who had a suffering life and felt guilt for being something that shouldn't hurt anyone. There is no individual redemption for those who never did anything wrong. In the Christian context, Tucker's redemption was his death: slow, lonely, where love could do nothing more, and only solitude was effective.

His search for identity was never successful. Tucker learned to be omitted, to hide, and maintained this until the end of his life, without much to do, but with much to express. He traded his freedom and ethics for devotion to a God whose existence he didn't even know. He was a victim of a doctrine still present today.

Terence Davies's trilogy, in my opinion, is an excellent demonstration of Christian power and hypocrisy regarding love and individuality. They are three films that teach us to love, to recognize and impose our limits, and, most importantly, to value our freedom throughout our lives. Tucker is a free man, but he had to suffer and die for it.







Comments