There's an english version below!
2 + 1
Uma experiência cinematográfica
É insano viver na mesma época de Hong Sang-soo. Um diretor que dita o ritmo de um filme, tal qual Zidane fazia com o meio-campo francês. Faço essa comparação porque são duas coisas distintas que encantam o mundo: o cinema e o esporte — neste caso, o cinema como esporte.
In Water (2023) é um filme sobre um combate geracional e seus participantes: uma atriz nova, um diretor inexperiente mas com bagagem de vida, e um cameraman que fala como quem viveu diversas aventuras na arte de se fazer cinema. Esse encontro geracional é o que move o filme como um todo, funcionando como uma verdadeira metalinguagem (traço marcante na obra do diretor) e, principalmente, refletindo como fazer um filme é uma experiência individual. É como adentrar um mundo novo, como respirar ares diferentes a cada vez que o diretor ressignifica aquilo que pretende transmitir.
O método de Hong Sang-soo passa muito pela forma como ele manipula seus atores. Fica subentendido quando o diretor concede a liberdade da improvisação — carregada de fortes redundâncias — e quando o roteiro é, pelo menos, guiado por pontos de intersecção, como a acidez presente nessas interações.
Com isso, adentramos um debate que o filme apresenta como subtrama: o que fez aquele curta-metragem ganhar vida? Uma decepção amorosa, uma amizade falida, um plano de vida que não se concretizou... No final das contas, um filme é fruto de um sentimento. Sendo assim, estabelecemos uma relação de amor e ódio com a criatividade de um cineasta e de um "ser comum". E, ao nomeá-lo dessa forma, quero enfatizar que esse ser comum é o público que se senta na cadeira e se deixa levar por uma narrativa que, visivelmente, nem sequer possui uma história clara por trás. Contudo, essa pessoa, o verdadeiro público, deixará o pragmatismo de lado para buscar um significado próprio, refletir a imagem que vê no espelho e tentar se espelhar nela. Sobretudo, o longa de uma hora de Hong Sang-soo transforma a dor em paz no momento em que o filme se explica: uma resolução.
No momento em que tudo se torna claro, o filme ganha uma sustentação que, ao longo de seus 50 minutos anteriores, parecia vaga — não vazia, apenas... vaga. E, com isso, temos um debate surreal sobre se um filme, para existir, precisa ter uma função. E por que surreal? Porque este, sim, é um debate vazio. A discussão sobre a funcionalidade de uma obra perante a sociedade torna-se relativamente vazia a partir do momento em que obriga a obra a se adequar a uma ideologia, convertendo-a em uma ferramenta, e não mais em um produto artÃstico.
Dessa forma, In Water (2023) não busca ter uma função social, mas funciona como um filme individual, caracterÃstico e autoral, tÃpico da filmografia de grande renome do diretor sul-coreano.
Por fim, In Water é uma reflexão sobre o ato de filmar: o desfoque como personagem, a turbulência e a granulação como um ser único — desfocar e focar, transmitir o sentir, transformar uma gravação em experiência sensorial.
English:
2 + 1
Lights, camera and ACTION!!!
It is insane to live in the same era as Hong Sang-soo. A director who dictates the rhythm of a film, much like Zidane did with the French midfield. I make this comparison because they are two distinct things that captivate the world: cinema and sports—in this case, cinema as a sport.
In Water (2023) is a film about a generational clash and its participants: a young actress, an inexperienced director with life experience, and a cameraman who speaks like someone who has lived many adventures in the art of filmmaking. This generational encounter is what drives the film as a whole, functioning as a true meta-commentary (a hallmark of the director's work) and, most importantly, reflecting how filmmaking is an individual experience. It is like entering a new world, like breathing different air each time the director redefines what he intends to convey.
Hong Sang-soo's method relies heavily on how he manipulates his actors. It is implied when the director grants the freedom of improvisation—which is laden with strong redundancies—and when the script is at least guided by points of intersection, such as the acidity present in those interactions.
This leads us into a debate the film presents as a subplot: what caused that short film to come to life? A romantic disappointment, a failed friendship, a life plan that never materialized... In the end, a film is the product of a feeling. Thus, we have a love-hate relationship with the creativity of a filmmaker and that of an "ordinary being." And by naming him this way, I want to emphasize that this ordinary being is the audience member who will sit in a chair and let themselves be carried by a narrative that doesn't even visibly have a clear story behind it. However, this person, the true viewer, will set pragmatism aside and will search for their own meaning, will reflect the image they see in the mirror and try to mirror themselves in it. Above all, Hong Sang-soo's one-hour feature transforms pain into peace the moment the film explains itself: a resolution.
At the moment everything becomes clear, the film gains a support system that, throughout its previous 50 minutes, seemed vague—not empty, just... vague. And with this, we have a surreal debate about whether a film, to exist, needs a function. And why surreal? Because this, indeed, is an empty debate. The debate about a work's functionality in society becomes relatively empty from the moment it forces the work to conform to an ideology, thus making it a tool, no longer an artistic product.
Therefore, In Water (2023) does not seek to have a social function, but works as an individual, characteristic, and authorial film, typical of the highly renowned filmography of the South Korean director.
Finally, In Water is a reflection on the act of filming: the blur as a character, the turbulence and grain as a single entity—to blur and to focus; to transmit feeling; in short, to transform a recording into a sensory experience.
Post a Comment