There's an english version below!
Pela honra da famÃlia
"Stoker" é como uma melodia ardente, com uma leve desafinação. O filme nos leva a questionar não somente atitudes, mas toda uma estrutura. Essa estrutura é social quando falamos de hierarquia familiar e, portanto, está diretamente ligada à forma com que a sociedade como um todo se portou ao desenvolver o "padrão de famÃlia". Essa hierarquia constitui-se na limitação de papéis, onde um é superior/submisso ao outro, formando assim uma lista não só de afazeres, mas de expectativas.
A expectativa do pai foi quebrada quando o pior ocorreu; a da mãe, uma mulher de ética frágil, quando se deixou guiar por palavras; e a de India, a filha, quando se viu frente a frente com um destino medÃocre. Falando de India especificamente, ela é uma figura de revolta no filme, uma figura que destoa daquilo que se espera dela. Em atos mÃnimos de desconforto, pouco a pouco a garota se transforma, muda completamente não sua personalidade, mas sua visão de mundo: a quem um dia se viu como inferior, logo se igualou ao ser mais perigoso de sua famÃlia: o tio Charlie.
Uma vez li em algum lugar que pessoas sob a condição de sociopata não veem erros, mas sim uma espécie de jogo lógico, onde o objetivo final é a manipulação. Charlie, por sua vez, além de um ser peculiar, ainda nutre um desejo predatório, algo ligado à dominação acima da atração, sendo então a figura menos complexa do filme.
E, falando em complexidade, nos voltamos à protagonista. India não é somente uma garota oprimida e violentada, mas, em grande parte do tempo, fica subentendido que ela não experimentou o amor em toda a sua vida. Seus momentos em famÃlia eram pautados na violência, na caça. A hereditariedade da relação da famÃlia de India com a morte não era apenas ao viés de Charlie, mas de Richard também. Richard não aparentava ser um perigo – não por não demonstrar, mas porque era sempre um perigo referente a Charlie, ou seja, "Richard mata apenas animais", portanto era menos violento que Charlie.
India era uma figura sem personalidade até a partida de Richard; ela era uma garota apática, quase sem vida, até que o momento crucial, o ponto de partida do filme, mostra que, apesar dos desafetos, a garota ainda tinha sentimento. E o sentimento? O que é sentimento quando falamos em "Stoker"? O sentimento em "Stoker" é a perturbação, a agonia, o silêncio quando Charlie manipula através das palavras, quando invade espaços através do toque... O sentimento por si só é o amor contraditório: aquilo que está presente é, de fato, o errado.
Por outro lado, o filme também demonstra a maturidade ao adaptar a história de uma garota de 18 anos se tornando adulta. India sequer se enxergava capaz de amar, era contraditória em relação a tudo, até o momento em que se sente adulta: "Se tornar adulto é se tornar livre". E assim o filme carrega uma relação de que a juventude por si só é individual – individual no sentido de autonomia, de se tornar capaz, de se ver frente ao espelho e ver um ser humano pronto.
O que é um ser humano pronto? Segundo as escolhas de Park Chan-wook, um ser humano pronto é uma pessoa capaz de andar com os próprios pés, assumir não somente as suas responsabilidades, mas também ser capaz de comandar, processar e assumir os perigos de suas escolhas – trajeto de India. India é uma adulta pois matou; India é uma adulta pois sentiu seus sentimentos, enxergou o perigo e o confrontou. O processo de se tornar adulto não é sobre ir morar sozinho, abrir conta no banco e mudar de cidade, mas sim ser capaz de enxergar o perigo do mundo e ainda assim ter vontade de conhecê-lo.
E, por fim, o filme não é tão violento quanto parece. O diretor assume o coming-of-age como uma ferramenta para contar casos criminais. Esses casos, em sua grande maioria, são parte de uma alegoria sobre crescer, sobre imaginar possibilidades e errar com elas e, enfim, ter seu próprio conglomerado de experiências.
"Stoker" me traz a sensação de um filme que consegue ser mais do que realmente é, sem ter a pretensão do mesmo. É como assistir a um filme em um canal comum, mas ao final sair com a sensação de que aquelas horas significaram mais do que o esperado – uma experiência surpreendente, inesperada. É assim que descobrimos obras, descobrimos experiências: um filme comum pela sinopse, que abre um leque de possibilidades ao iniciar os primeiros sessenta segundos!
ENGLISH
Family always comes firt.
"Stoker" is like a burning melody, slightly out of tune. The film leads us to question not only attitudes but an entire structure. This structure is social when we speak of family hierarchy and is, therefore, directly linked to the way society as a whole behaved upon developing the "standard family." This hierarchy consists of the limitation of roles, where one is superior/submissive to the other, thus forming a list not only of chores but of expectations.
The father's expectation was shattered when the worst occurred; the mother's, a woman of fragile ethics, when she allowed herself to be guided by words; and India's, the daughter, when she came face to face with a mediocre destiny. Speaking of India specifically, she is a figure of revolt in the film, a figure who is dissonant from what is expected of her. In minimal acts of discomfort, the girl gradually transforms, completely changing not her personality, but her worldview: she who once saw herself as inferior soon became equal to the most dangerous being in her family: Uncle Charlie.
I once read somewhere that people under the condition of sociopaths do not see mistakes, but rather a kind of logical game, where the final objective is manipulation. Charlie, in turn, besides being a peculiar being, also nurtures a predatory desire, something linked to domination above attraction, thus being the least complex figure in the film.
And, speaking of complexity, we turn to the protagonist. India is not only an oppressed, violated girl, but, for a large part of the time, it is implied that she never experienced love in her entire life. Her family moments were guided by violence, by hunting. The heredity of the family's relationship with death was not only on Charlie's side but also on Richard's. Richard did not appear to be a danger – not because he didn't show it, but because he was always a danger relative to Charlie, that is, "Richard only kills animals," thus he was less violent than Charlie.
India was a figure without personality until Richard's departure; she was an apathetic girl, almost lifeless, until the crucial moment, the film's starting point, shows that, despite the disaffections, the girl still had feeling. And feeling? What is feeling when we talk about "Stoker"? The feeling in "Stoker" is disturbance, agony, the silence when Charlie manipulates through words, when he invades spaces through touch... Feeling itself is contradictory love: that which is present is, in fact, the wrong thing.
On the other hand, the film also demonstrates maturity by adapting the story of an 18-year-old girl becoming an adult. India didn't even see herself as capable of love; she was contradictory about everything, until the moment she feels like an adult: "And becoming an adult is becoming free." And so the film carries a notion that youth itself is individual – individual in the sense of autonomy, of becoming capable, of looking in the mirror and seeing a ready human being.
What is a ready human being? According to Park Chan-wook's choices, a ready human being is a person capable of walking on their own two feet, assuming not only their responsibilities but also being capable of commanding, processing, and assuming the dangers of their choices – India's journey. India is an adult because she killed; India is an adult because she felt her feelings, saw the danger and confronted it. The process of becoming an adult is not about moving out, opening a bank account, and changing cities; it is about being able to see the danger of the world and still have the desire to know it.
And finally, the film is not as violent as it seems. The director uses the coming-of-age genre as a tool to tell criminal tales. These tales, for the most part, are part of an allegory about growing up, about imagining possibilities and making mistakes with them, and finally, having your own conglomerate of experiences.
"Stoker" gives me the sensation of a film that manages to be more than it really is, without the pretension of being so. It's like watching a movie on a regular channel, but finishing it with the feeling that those hours meant more than expected – a surprising, unexpected experience. This is how we discover works, how we discover experiences: a common film judged by its synopsis, which opens a range of possibilities within the first sixty seconds!
Post a Comment