There's a english review below!
Lugares que vou, lugares que fui...
Quando falamos em entender um filme, pensamos logo na conexão entre começo, meio e fim de uma história. No entanto, o conceito de compreensão é algo raso quando somos expostos a meios artÃsticos que nos desafiam a buscar uma questão, uma dúvida, para então construirmos um significado. Logo, compreender um filme está muito mais associado aos detalhes do que ao conjunto da obra.
Exemplificando: Christiane F. é um filme que glamouriza a trilha sonora, mas carrega uma propaganda antidrogas muito forte, causando a impressão de que aquelas crianças podem até viver a vida, mas ainda assim são vÃtimas. E por que esse exemplo? Porque é através dessa glamourização que vivem páginas de Instagram sobre cinema, gerando um efeito que vem de um contexto externo ao filme. Isso causa a sensação de que Christiane F. é um filme sobre juventude, quando, na verdade, é uma propaganda polÃtica. E em 3 Women, de Robert Altman, acontece quase a mesma coisa.
3 Women (1977) é mais do que um filme de drama: é um filme sobre viver e questionar papéis de gênero o tempo todo. Acompanhamos, em sua maioria, personagens femininas vindas de condições questionáveis, ou sequer temos uma base — uma forma de distorcer atos e pensamentos em prol do contexto geral, no qual a mulher, enfim, só pode confiar em outra mulher. Por isso, quando o filme introduz homens, eles são sempre vistos como uma linha “fora da curva”, como se o risco visceral da tivesse origem neles. Isso funciona não apenas pela realidade, mas também pela narrativa do filme, que busca rivalizar duas mulheres o tempo todo, sem sucesso. O roteiro é como uma briga de corda: Millie e Pinky estão em extremos opostos, mas, quando uma precisa da outra, deixam o orgulho de lado e se ajudam. E então entramos na questão: o que é 3 Women?
3 Women é um filme que se assemelha muito a What Ever Happened to Baby Jane?, na medida em que inverte os papéis ao longo do desenvolvimento. Essas inversões revelam não apenas mudanças bruscas de personalidade, mas também ditam o ritmo da história ao dar profundidade à quelas personagens. Enquanto a fase passiva de Millie é pautada no cuidado, a de Pinky é baseada na admiração. Essa conduta diferencia a história, pois, na fase contrária, Millie não tinha um extremo, enquanto Pinky agia com uma imaturidade juvenil, causando um constante mal-estar — o que, no filme como um todo, reforçava a imprevisibilidade daquele núcleo. Portanto, quando o filme decide transformar a história de uma garota que admira uma mulher mais velha em uma mulher mais velha que precisa cuidar de uma garota jovem, ele molda o desfecho final.
O final de 3 Women, para mim, é um dos momentos mais incrÃveis do cinema dos anos 70. É como entrar em um transe literal, no qual a água, as pinturas e aqueles personagens parecem ter sido congelados e, anos depois, reunidos: o coma de Pinky nada mais era do que um coma coletivo. E assim retornamos à questão do inÃcio: é necessário “entender” um filme para senti-lo?
Sentir um filme é mais do que se entreter — é uma forma literal de absorver a imagem e experimentá-la a cada segundo. Chegamos, então, a uma expressão de que não gosto muito, mas que é útil neste contexto: “ver um filme da maneira correta”. Essa frase quer dizer que um filme não precisa fazer sentido lógico; afinal, o cinema não é exceção entre as formas de arte — há músicas, pinturas, esculturas, teatros… O cinema sofre uma cobrança de lógica visual e narrativa que não condiz com a própria realidade, já que o mundo é feito, formado e funciona com incongruências.
Portanto, 3 Women merece muito mais a sensação de claustrofobia do fim, a confusão do meio e a solidão do começo. É um filme que ecoa por muito tempo na cabeça de quem gosta e dá razão a quem não gosta. E, para mim, é um dos meus favoritos dos anos 70!
ENGLISH:
Places I go, places I see...
When we talk about understanding a film, we immediately think of the connection between the beginning, middle, and end of a story. However, the concept of comprehension is shallow when we are exposed to artistic mediums that challenge us to seek a question, a doubt, in order to then construct a meaning. Therefore, understanding a film is much more associated with details than with the work as a whole.
To exemplify: Christiane F. is a film that glamorizes the soundtrack but carries a very strong anti-drug message, creating the impression that those children may live their lives, but are still victims. And why this example? Because it is through this glamorization that many Instagram pages about cinema thrive, generating an effect that comes from a context outside the film. This causes the sensation that Christiane F. is a film about youth, when in reality, it is political propaganda. And in Robert Altman's 3 Women, almost the same thing happens.
3 Women (1977) is more than a drama film; it is a film about living and constantly questioning gender roles. We follow, for the most part, female characters coming from questionable circumstances, or we have no background at all—a way of distorting acts and thoughts in favor of the general context, in which a woman, ultimately, can only trust another woman. For this reason, when the film introduces men, they are always seen as an "outlier," as if the visceral risk of the story originated from them. This works not only because of reality but also because of the film's narrative, which constantly tries to pit two women against each other, without success. The script is like a tug of war: Millie and Pinky are at opposite ends, but when one needs the other, they set their pride aside and help each other. And so we arrive at the question: what is 3 Women?
3 Women is a film that greatly resembles What Ever Happened to Baby Jane?, in how it inverts the roles throughout its development. These inversions reveal not only abrupt changes in personality but also dictate the story's pace by giving depth to those characters. While Millie's passive phase is guided by care, Pinky's is based on admiration. This conduct differentiates the story because, in the opposite phase, Millie lacked an extreme, while Pinky acted with a juvenile immaturity, causing a constant unease—which, in the film as a whole, reinforced the unpredictability of that core. Therefore, when the film decides to transform the story of a girl who admires an older woman into that of an older woman who must care for a young girl, it shapes the final outcome.
The ending of 3 Women, for me, is one of the most incredible moments in 1970s cinema. It is like entering a literal trance, where the water, the paintings, and those characters seem to have been frozen and, years later, reunited: Pinky's coma was nothing more than a collective coma. And so we return to the initial question: is it necessary to "understand" a film to feel it?
Feeling a film is more than being entertained—it is a literal way of absorbing the image and experiencing it every second. We thus arrive at an expression I don't particularly like, but which is useful in this context: "watching a film the right way." This phrase means that a film doesn't need to make logical sense; after all, cinema is no exception among art forms—there is music, painting, sculpture, theater... Cinema faces a demand for visual and narrative logic that is inconsistent with reality itself, a world that is made, formed, and functions with incongruities.
Therefore, 3 Women deserves much more the feeling of claustrophobia from the end, the confusion from the middle, and the loneliness from the beginning. It is a film that echoes for a long time in the minds of those who like it and gives reason to those who do not. And for me, it is one of my favorites from the 70s
Post a Comment