Philosophy and cinema: a love story!

 There's an english version below!


Filosofia adentra ocinema


Ao falar de filosofia, a imagem que fica é a de pensadores que, muitas das vezes, representam uma classe de estudantes muito nichada. Apesar de verdadeira, a filosofia é como o oxigênio: não o notamos frequentemente, porém está presente em cada passo, decisão e parte de nossa vida. A filosofia é uma arte de pensar, refletir e, principalmente, gerir a vida; é tudo em torno da reflexão, parar, respirar e buscar entender o mundo ao redor. A ciência é uma espécie de filosofia, e nesse leque temos a matemática, a biologia, a literatura e todas as outras; é uma literal fonte de conhecimento, onde tudo e todos são interligados através de uma única mente: temos então uma teia de aranha, e nela a filosofia é a artista. E como ligamos a filosofia ao cinema?

A filosofia e o cinema são ligados desde seu "primeiro" filme, dos irmãos Lumière. Em meio a uma revolução industrial, o surgimento da câmera em si é uma forma de filosofia, alegando uma mudança drástica na forma como a sociedade passaria a enxergar o mundo e até a refletir sobre a importância da memória em relação ao tempo, e ao tempo em relação à tecnologia. Sendo assim, o cinema surge como uma forma de reflexo da memória, um real documentário; portanto, o molde de ser ético ou não é uma atitude que se iniciou desde antes do surgimento da própria filosofia. E através de toda a linha temporal grafada pela humanidade, a sociedade enxerga a filosofia do cinema como uma linha tênue entre o real e a ficção, tornando cada gênero, cada diretor e cada linha narrativa como uma linha reflexiva imaginativa, com flertes da realidade, como, por exemplo, as especificidades do gênero de ficção científica. Resultando, assim, na possibilidade de o cinema ser, em tese, um meio de filosofia contemporânea.

Quando citamos um modo de filosofia contemporânea, é uma maneira de dizer que a modernidade é subjugada pela própria linha de raciocínio moderna, onde o cinema se encaixa em uma prótese de imaginação impulsionada pela moral e pela ética, traduzindo, assim, um ideal artístico que o classifica como arte em si.


E entramos, assim, na principal parte do nosso debate: por que o cinema é a arte mais filosófica das mídias contemporâneas? Se pararmos para analisar a filosofia em si, temos em sintaxe amor e sabedoria, e temos na representação da sétima arte a figura do ser humano, seja na produção ou em frente às câmeras. E por isso, a representação do ser humano através da imagem, da produção e, consequentemente, da execução primária, torna o cinema a arte recente mais humanizada desde seu surgimento. E isso se mantém como importante através do meio de ditar o limite do ser humano enquanto figura representativa, como, por exemplo, os assassinos de filmes de terror.

E, portanto, representar o imaginário não se prende somente ao ato de somar a atuação à filmagem, mas também ao espelhar a imagem do ser humano através de uma linha não ética, onde atuar não é apenas um reflexo, mas também uma representação da limitação do ser humano em relação à sua própria regra social, ou seja, a sétima arte é um estudo fixo de como agir ou não dentro de uma situação e núcleo.

Por fim, a filosofia é um método do cinema, assim como o cinema é um método da filosofia. Dentro dessa codependência, há um espaço para que possamos utilizar a liberdade criativa, nisso representando a maldade, a culpa, a tristeza, o amor e tudo aquilo que forma o ser humano como um ser racional, ou seja, um ser capaz de filtrar suas emoções e agir pela razão. Sendo assim, o cinema é a filosofia do reflexo, sendo a arte capaz de reproduzir teses como a caverna de Platão, e até mesmo ser uma alegoria à própria ignorância da sociedade, sendo uma contínua crítica a infinitos momentos da existência da humanidade.

Com isso, terminamos o texto com uma questão: você já notou alguma questão ética que ia contra a sua ideologia em um filme? Se a resposta for sim, que bom, chegamos ao nosso ponto sobre cinema, ciência e filosofia!






ENGLISH:


Philosophy and cinema


When speaking of philosophy, the image that comes to mind is that of thinkers who often represent a very niche class of students. Although this is true, philosophy is like oxygen: we don't often notice it, yet it is present in every step, decision, and part of our lives. Philosophy is the art of thinking, reflecting, and, mainly, managing life; it's all about reflection, pausing, breathing, and seeking to understand the world around us. Science is a kind of philosophy, and in this spectrum, we have mathematics, biology, literature, and all the others; it is a literal source of knowledge, where everything and everyone is interconnected through a single mind: we thus have a spider web, and in it, philosophy is the artist. So, how do we link philosophy to cinema?

Philosophy and cinema have been linked since its "first" film by the Lumière brothers. Amid an industrial revolution, the very emergence of the camera is a form of philosophy, indicating a drastic change in the way society would come to see the world, and even to reflect on the importance of memory in relation to time, and time in relation to technology. Therefore, cinema emerges as a form of memory's reflection, a true documentary; thus, the mold of being ethical or not is an attitude that began even before the emergence of philosophy itself. And throughout the entire timeline charted by humanity, society sees the philosophy of cinema as a thin line between the real and the fictional, making each genre, each director, and each narrative line into an imaginative, reflective line, with hints of reality, as, for example, the specificities of the science fiction genre. Thus resulting in the possibility of cinema being, in theory, a medium of contemporary philosophy.

When we cite a mode of contemporary philosophy, it is a way of saying that modernity is subjugated by its own modern line of reasoning, where cinema fits in as a prosthesis of imagination driven by morality and ethics, thereby translating an artistic ideal that classifies it as art in itself.



And so we enter the main part of our debate: why is cinema the most philosophical art form among contemporary media? If we stop to analyze philosophy itself, we have in its syntax love and wisdom, and in the representation of the seventh art, we have the figure of the human being, whether in production or in front of the cameras. And because of this, the representation of the human being through the image, the production, and, consequently, the primary execution, makes cinema the most humanized recent art form since its emergence. And this remains important through the means of dictating the limit of the human being as a representative figure, as, for example, the killers in horror films.

And therefore, representing the imaginary is not only confined to the act of adding acting to filming, but also to mirroring the image of the human being through a non-ethical line, where acting is not just a reflection, but also a representation of the limitation of the human being in relation to their own social rules, that is, the seventh art is a fixed study of how to act or not within a situation and core.

Finally, philosophy is a method of cinema, just as cinema is a method of philosophy. Within this codependency, there is a space for us to use creative freedom, thereby representing evil, guilt, sadness, love, and everything that forms the human being as a rational being, that is, a being capable of filtering its emotions and acting through reason. Thus, cinema is the philosophy of reflection, being the art capable of reproducing theses like Plato's cave, and even being an allegory for society's own ignorance, being a continuous critique of infinite moments in humanity's existence.

With this, we end the text with a question: have you ever noticed an ethical issue that went against your ideology in a film? If the answer is yes, great, we have reached our point about cinema, science, and philosophy.






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