#C&CSPOOKYSEASON#SpookySeason
Aqui estamos nós, Cine & Castigo, entrando na Spooky Season. Primeiro, vamos esclarecer brevemente: nossa Spooky Season será com filmes focados no horror em si, e não no gore. Por isso, sejam bem-vindos a nossa Spooky season!!!
Art: aquele que mata sorrindo
Terrifier é o tipo de franquia que eu mais gosto de assistir: aquela que não tem medo do grotesco, do bizarro e que até assume uma possibilidade de comédia. Assisti todos os filmes da franquia por gostar muito da figura sádica de Art, o palhaço que mata sorrindo, que brinca e faz um freestyle agonizante o tempo todo. No final, você se vê frente a frente com aquela figura e se pergunta constantemente: "por que isso me diverte?".
Assim, podemos concluir que a funcionalidade de um filme de terror não é somente o medo, mas também o desejo perverso e hipócrita de querer ver a morte — ou, melhor dizendo, de desejar que o vilão cumpra seu objetivo. Caso contrário, estarÃamos vendo um filme policial ou até mesmo um drama. O terror suplica para que a gente possa se sentir parte daquele universo, ser uma das vÃtimas ou, no caso da grande maioria do gênero, viver uma experiência voyeur, em que assistimos, somos cúmplices e, por algum motivo, sentimos uma sensação imoral de diversão. Digo isso não pelos atos em si, mas pelo sentimento que causam. Encaramos um filme de terror como uma montanha-russa: sabemos dos perigos, sabemos que sentiremos medo, mas a adrenalina é a recompensa. Por isso, necessitamos daquele momento para abraçar algo que no cotidiano não é possÃvel.
Art é uma das figuras mais carismáticas do terror moderno. Ele sabe exatamente o que está fazendo e, sem spoilers, tem tudo para ser uma das principais personas do terror mainstream. Art é um ser sádico, maldoso por natureza, alguém que é capaz de desfigurar um rosto e ainda assim rir. Sendo assim, como vilão de um filme de terror, ele é um personagem muito, mas muito mais do que funcional. É cômico vê-lo praticar tudo isso porque, na realidade, sabemos que aquelas cenas são tão irreais que nem mesmo o medo, a agonia e o nojo transformam aquele cenário em algo execrável, algo que você olha e pensa: "odeio esse personagem porque ele é maldoso". Art não. Art é um personagem que, sim, é violento, mas não possui um caráter ético, muito menos moral, o que o transforma em um ser quase divino, um ser que, por natureza, não possui alma nem consciência — como um feto.
A franquia em si não só tem potencial, como é diferente. Ela não brinca com a moralidade da sociedade, nem sequer pensa em ditar o certo e o errado: ela apenas acontece. Art, enfim, parece muito mais a personificação da maldade global do ser humano do que necessariamente um vilão que busca instaurar o caos ou praticar maldade. E assim, Tara, protagonista do filme, só demonstra como a série de filmes não buscou, até o momento de 2017, uma culpabilização de Art ou um arco do tipo Final Girl. É como um jogo de simulador: você apenas segue, sem objetivos, sem rumo.
Terrifier é um filme muito divertido — nojento, fato —, porém sabe entreter através do movimento instigante de estimular o desejo de ver mais e mais o tempo inteiro. Não temos muito o que destrinchar do filme em si, mas podemos falar do contexto.
O filme surge em um perÃodo em que o terror produz obras cada vez mais dramáticas, exilando o terror trash que um dia foi o auge. O terror dramático já existia, claro, mas havia espaço para que obras menos profundas fossem popularizadas cada vez mais. E hoje, com obras ditas "pós-terror", Terrifier ganha destaque por ser um terror trash, violento e cômico. Portanto, brinca menos com o certo e o errado, e mais com o visual, com a violência cada vez mais óbvia e sem uma situação que culpe o vilão e busque um ponto de referência moral. Terrifier é uma obra de destaque no meio de tantas e tantas que buscam a complexidade acima do medo, do grotesco.
ENGLISH:
#C&CSPOOKYSEASON
#SpookySeason
Here we are, Cine & Castigo, entering the Spooky Season. First, let us briefly clarify: our Spooky Season will focus on horror itself, not on gore. Therefore, welcome to our Spooky Season!!!
Art: Killing and smiling...
Terrifier is the kind of franchise I most enjoy watching—one that is unafraid of the grotesque, the bizarre, and even embraces the possibility of comedy. I've watched all the films in the franchise because I'm so fond of the sadistic figure of Art, the clown who kills while smiling, the clown who plays, performing an agonizing freestyle the entire time. In the end, you find yourself face-to-face with that figure and constantly ask yourself, "Why does this amuse me?".
Thus, we can conclude that the function of a horror film is not only fear, but also the perverse and hypocritical desire to see death—or, better said, the desire for the villain to achieve his goal. Otherwise, we would be watching a crime film, or even a drama. Horror begs us to feel part of that universe, to be one of the victims, or, as in the vast majority of the genre, to have a voyeuristic experience where we watch, we are accomplices, and for some reason, it causes an immoral sensation of fun. I say this not because of the acts themselves, but because of the feeling they cause. We approach a horror film like a roller coaster; we know the dangers, we know we will be scared, but the adrenaline is the reward. That's why we need that moment to embrace something that isn't possible in everyday life.
Art is one of the most charismatic figures in modern horror. He knows exactly what he is doing, and without spoilers, he has everything it takes to be one of the main personas of mainstream horror. Art is a sadistic being, wicked by nature, someone who is capable of disfiguring a face and still laughing. Therefore, as the villain of a horror film, he is a character that is much, much more than just functional. It's comical to see him do all this because, in reality, we know those scenes are so unreal that not even the fear, the agony, and the disgust turn that scenario into something reprehensible, something you look at and think, "I hate this character because he is evil." Art is not that. Art is a character who is, yes, violent, but he possesses no ethical character, much less a moral one, which transforms him into an almost divine being, one that, by nature, has no soul or consciousness—like a fetus.
The franchise itself not only has potential, but it is different. It doesn't play with society's morality, nor does it even think about dictating right and wrong: it just happens. Art, ultimately, seems much more like the personification of the global wickedness of the human being than necessarily a villain who seeks to instigate chaos or practice evil. And so, Tara, the protagonist of this film, only demonstrates how the series of movies, up until 2017, did not seek to assign blame to Art or create a Final Girl-type arc. It's like a simulator game; you just go along, without objectives, without direction...
Terrifier is a very entertaining film—disgusting, true—but it knows how to entertain by instigating the desire to see more and more, constantly. We don't have much to dissect about the film itself, but we can talk about the context.
The film emerged during a period when horror was producing increasingly dramatic works, exiling the trash horror that was once its peak. Dramatic horror already existed, of course, but there was space for less profound works to become increasingly popular. And today, with so-called "post-horror" works, Terrifier stands out by being a trashy, violent, and comedic horror. Therefore, it plays less with right and wrong, and more with the visual, with increasingly obvious violence and without a situation that blames the villain and seeks a moral reference point. Terrifier is a standout work amidst so many others that seek complexity above fear, above the grotesque...
Post a Comment