There's an english version below!
Amor? Amor...
O que há de mais em se sentir amada? É uma forma de viver, de pautar toda a existência em uma aprovação passiva, carismática e, acima de tudo, necessária para a estabilização de um ser humano em uma sociedade que, gradativamente, desaprova, reprova e repudia a necessidade de ser querida, amada e desejada além da carne.
O filme é uma prova de amor de uma pessoa submissa: uma garota que vive em busca da reciprocidade que ela mesma coloca na "ponta da língua" de seus relacionamentos. E isso nos leva a definir o que é a busca pelo amor. Amor é um sentimento abstrato onde o prazer, a raiva, a atenção e o desinteresse entram em um consenso, resultando assim no sentimento de entender o mundo através do amor, ressignificar dores e tornar o prazer em algo além do sentir carnal, algo sentimental. É aprender que os erros de um casal são responsabilidades divididas em dois mundos.
E por que digo tudo isso? Porque o mundo de um casal é o resultado de mundos individuais, sendo uma eterna decisão em dupla. É como matemática: você possui o polo A e o polo B, e a interseção é a decisão conclusiva de ver seu parceiro bem ou seguir sua decisão individual. Concluindo, em Loves of a Blonde, nem sequer vemos o início de uma relação assim.

O filme é uma forma carismática de falar sobre amor líquido. E o que é o amor líquido para a filosofia? Para Bauman, filósofo e escritor, amor líquido é a modernidade no sentimentalismo, onde a fluidez e a mudança constante de relações transformam a experiência a dois em casualidades, resultando assim em um mundo cada vez mais vazio, solitário e, consequentemente, falho como indivíduo. E o filme é a representação disso, não pela protagonista, mas pelas pessoas ao seu redor, onde amigos, interesses amorosos e parentes não são nada além de ferramentas para que o filme "pressione" a protagonista até seu limite, onde ela se vê frente a frente com a humilhação e, consequentemente, solitária, sem o prazer que tanto buscava. Portanto, podemos classificar o filme de 1965 como um retrato fiel de uma pré-visão do que seria o mundo hoje, em 2025, reafirmando e parafraseando um dos principais sociólogos da história da filosofia, da sociologia e dos estudos antropológicos em geral.
E por que o filme é bom, se ele é tão simples? Muitas pessoas interpretam um filme simples como um filme pouco complexo, mas temos exemplos, como os citados nesta crítica – Lady Bird, Je Tu Il Elle, Oldjoy e vários outros – que, apesar de sua simplicidade, priorizam algo sutil: a interpessoalidade. Com isso, as relações humanas são vistas com desdém no cinema, pois são filmes que necessitam do dobro de atenção, e nisso sua complexidade encontra um desafio a ser superado: a resistência que o público criou a filmes de poucos estímulos.
Porém, nichando para nosso filme tcheco, ser amada é um desejo quase egoísta. Amar é egoísmo, pois você rejeita o mundo para tornar seu mundo um único relacionamento: você nega, para enfim, aceitar. E tanto se diz sobre a solidão moderna, mas pouco se desenvolve sobre como a idealização do amor empregado no universo feminino é cruel.
A idealização do amor feminino é pautada numa realização semelhante à profissional, financeira, etc. E isso é cruel pois, desde sempre, as mulheres são ensinadas a buscar um amor que, uma hora ou outra, entra em contraste com o que os homens são ensinados sobre o amor: a realização de possuir. Logo, assim como no filme, o amor feminino em relação ao amor masculino gera a decepção e, consequentemente, o desafeto e a punição discreta de aceitar o mínimo. Com isso, The Loves of a Blonde transforma esses encontros de mundos em um universo mágico de uma garota que cresceu, mas que, ao final, se encontrou. E por isso temos aqui um filme realista, cru e, ainda assim, romântico e fantasioso!
ENGLISH:
Does love exists in modern society?
What is so wrong about feeling loved? It is a way of life, of basing one's entire existence on a passive, charismatic, and above all, necessary approval for the stabilization of a human being in a society that gradually disapproves, reproves, and repudiates the need to be liked, loved, and desired beyond the flesh.
The film is a testament to the love of a submissive person: a girl who lives in search of the reciprocity that she herself places on the "tip of the tongue" of her relationships. And this leads us to define the search for love. Love is an abstract feeling where pleasure, anger, attention, and disinterest reach a consensus, resulting in the feeling of understanding the world through love, of reframing pain, and turning pleasure into something beyond the carnal sense, something sentimental. It is learning that a couple's mistakes are responsibilities shared between two worlds.
And why do I say all this? Because the world of a couple is the result of individual worlds, an eternal decision made in pairs. It is like mathematics: you have pole A and pole B, and the intersection is the conclusive decision to see your partner well or to follow your individual decision. In conclusion, in Loves of a Blonde, we do not even see the beginning of such a relationship.
The film is a charismatic way of talking about liquid love. And what is liquid love in philosophy? For Bauman, the philosopher and writer, liquid love is modernity in sentimentality, where the fluidity and constant change of relationships transform the experience of a couple into casual affairs, resulting in an increasingly empty, lonely world, and consequently, in a failed individual. The film represents this not through the protagonist, but through the people around her, where friends, love interests, and relatives are nothing more than tools for the film to "pressure" the protagonist to her limit, where she finds herself face to face with humiliation, and consequently, lonely and without the pleasure she so sought. Therefore, we can classify the 1965 film as a faithful portrait of a pre-vision of what the world would be like today, in 2025, reaffirming and paraphrasing one of the leading sociologists in the history of philosophy, sociology, and anthropological studies in general.
And why is the film good if it is so simple? Many people interpret a simple film as one with little complexity, but we have examples, like those mentioned in this review – Lady Bird, Je Tu Il Elle, Oldjoy and several others – which, despite their simplicity, prioritize something subtle: interpersonalness. Because of this, human relationships are viewed with disdain in cinema, as they are films that require twice the attention, and in this, their complexity faces a challenge to be overcome: the resistance the public has built towards films with few stimuli.
However, narrowing our focus to our Czech film, being loved is an almost selfish desire. To love is selfishness, because you reject the world to turn your world into a single relationship: you deny, in order to finally accept. And so much is said about modern loneliness, but little is developed about how the idealization of love imposed upon the feminine universe is cruel.
The idealization of feminine love is based on an achievement similar to professional or financial achievement. And this is cruel because women have always been taught to seek a love that, sooner or later, clashes with what men are taught about love: the achievement of possession. Therefore, just as in the film, feminine love in relation to masculine love generates disappointment, and consequently, disaffection and the discreet punishment of accepting the bare minimum. With this, The Loves of a Blonde transforms these encounters of worlds into a magical universe of a girl who grew up, but who, in the end, found herself. And that is why we have here a film that is realistic, raw, and yet still romantic and fantastical!
Post a Comment